Preocupada com os alertas sobre a alta incidência de Dengue em todo o território nacional, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando várias ações para combater a proliferação da doença no município.

Em parceria com os equipamentos da Saúde, como as ESFs, Postos de Urgência e Clínica da Mulher, o Programa Municipal de Combate às Arboviroses confeccionou um Plano de Ação para situação epidêmica, com o estabelecimento de local centralizado para recebimento dos casos suspeitos, dotado de suporte básico e avançado de equipamentos e recursos humanos caso necessário. Foi reforçada, ainda, a importância da notificação de casos suspeitos em tempo real, diariamente e estabelecido fluxo de coleta.

As medidas e os métodos

Entre as medidas adotadas, a equipe de vigilância epidemiológica disponibiliza profissionais para realizar busca ativa nos prontuários e boletins de atendimento dos postos de urgência do município localizados nos três distritos e hospital a fim de, localizar pacientes com sintomatologia compatível e promover a investigação, notificação e encaminhamento para coleta. A Coordenação de Epidemiologia também realiza contato direto com a Secretaria Municipal de Urbanismo, para monitorar e solucionar os casos de água parada em terrenos baldios.

Já a Coordenação de Promoção da Saúde vem desenvolvendo ações de promoção e prevenção dos agravos das arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, como o vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, que englobam todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos), diretamente nos postos de urgência do município e nos equipamentos de saúde públicos e privados, além dos espaços públicos, incluindo 47 escolas e 45 creches.

Além da capacitação dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias para busca ativa, visita domiciliar e manejo, foram elaborados diversos folders temáticos sobre os modos de enfrentamento à Dengue, para distribuição durante palestras, semanas da saúde e panfletagens nos espaços públicos, incluindo os equipamentos de saúde.

Para auxiliar no manejo e identificação precoce do aumento da quantidade de mosquitos em cada região, foi implantado o método Ovitrampas (armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito) nas atividades da Vigilância Ambiental, em áreas sinalizadas com casos, acelerando as ações de combate ao mosquito.

Atualmente, o Programa Municipal de Combate às Arboviroses concluiu os trabalhos de desinfestação nos bairros de São Geraldo, Gravatá e Barreira e hoje já estão sendo realizadas ações em Bacaxá e Verde Vale. Coqueiral e Basiléa serão beneficiados bem como demais bairros, num total de 10, que tiveram maior incidência do vetor, conforme o Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) e confirmação pelo Ovitrampas. Em aferição realizada de 07 a 13 de janeiro de 2024, Saquarema teve o índice total 0,4 de infestação, o que ainda pode ser considerado baixo. Até o momento, foram registrados 58 casos de Dengue e 06 de Chikungunya no município.

População participativa

A Direção de Vigilância em Saúde de Saquarema, através do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, que monitora e presta serviços de combate ao mosquito da Dengue, rotineiramente, durante todo o ano, junto com o Coordenação de Promoção da Saúde ressalta a importância da população neste combate ao Aedes aegypti, tendo em vista que a proliferação se dá no interior das casas, por ser ele um mosquito altamente domiciliar. A recomendação é que todos usem 10 minutos por semana para vistoriar as suas casas, eliminando depósitos, inclusive as calhas dos imóveis, que possam acumular água.

Para chegar diretamente ao público, na semana de 05 a 09 de fevereiro, ações voltadas para a mobilização e conscientização de prevenção à Dengue serão realizadas nos terminais rodoviários, em Saquarema e Bacaxá. Especificamente nos dias 08 e 09, a campanha percorrerá as orlas das praias de Jaconé, Vila, Barrinha e Itaúna, com o intuito de alcançar o maior número possível de veranistas.