A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está oferecendo diversos cursos on-line para capacitar jovens e adultos da nossa cidade para o mercado de trabalho. Pensando nisso, foram elaborados os cursos de Preparatório ENEM 2020 e Preparatório para Escolas Militares.

Período da Pré-inscrição: de 01/06 a 08/06 

O preenchimento do formulário não garante a vaga, que será confirmada e efetivada após apuração de todos os pré-requisitos pela comissão organizadora.

Veja, abaixo, as descrições e pré-requisitos para cada curso:

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

A Escola Especialista da Aeronáutica (EEAr) é o estabelecimento de ensino destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos especialistas de carreira da Força Aérea Brasileira. Para o cumprimento de sua missão, seleciona jovens de todas as partes do Brasil, submetendo-os a intenso adestramento que lhes aprimora o caráter, desenvolve a capacidade física e o conhecimento da profissão militar.

A Escola foi fundada no ano de 1941 e está localizada em Guaratinguetá (SP). A instituição recebe alunos do sexo masculino e feminino e é o maior complexo de Ensino Técnico – Militar da América do Sul.

Pré-Requisitos

  • Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
  • Ter concluído ou estar concluindo o 3º ano do Ensino Médio;
  • Ter no mínimo  17 anos e não completar 25 anos de idade até a data da matrícula no curso.
Colégio Naval

O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada no município de Angra dos Reis, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

O Colégio Naval tem por objetivo a formação de seus alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio.

Pré-Requisitos

  • Ser brasileiro nato do sexo masculino;
  • Não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval;
  • Ter concluído, com aproveitamento, o 9º ano do Ensino Fundamental até a data prevista no Calendário de Eventos;
  • Ter no mínimo 15 anos completos e menos de 18 anos até a data da matriculo no curso.
Escola de Sargento das Armas do Exército (Es SA)

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o estabelecimento de ensino destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos de carreira das Armas do Exército Brasileiro. Ela é responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Para esse fim, seleciona anualmente jovens de todas as partes do Brasil, através de concurso público, oferecendo-lhes adestramento destinado a aprimorar-lhes o caráter e desenvolver-lhes a capacidade física, a par de proporcionar aos futuros sargentos – elos entre o Comando das organizações militares e a tropa – sólido embasamento militar.

A EsSA foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da 2ª Guerra Mundial. Ocupou, inicialmente, parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, foi transferida para a cidade mineira de Três Corações.

Pré-Requisitos

  • Ser brasileiro nato, do sexo masculino para as áreas de Combatentes, Logística e Aviação, e ambos os sexos para as áreas de Música e Saúde;
  • Ensino Médio completo;
  • Possuir no mínimo 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que para as áreas de Saúde e Música, a idade máxima será de 26 anos de idade;
Pré-ENEM

Provas do ENEM e vestibulares são, tradicionalmente, os meios de entrada para o nível superior. Seja em uma universidade pública ou particular, os alunos sabem que estas provas são bem mais que um momento de transição entre ensino médio e o superior, é o momento de escolha que pode definir o futuro.

Se você é daqueles que não sabem como estudar para o ENEM, por onde começar, quais os assuntos estudar e etc., o curso preparatório pode te auxiliar a manter uma rotina de estudos, um cronograma e até mesmo ensinar uma metodologia de como fazer uma boa redação.

Pré-Requisitos

  • Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, em Instituição Pública ou Particular do Município de Saquarema;
  • Ser morador do Município de Saquarema (atestar com comprovante de residência).
Escola Preparatória de Cadetes do Ar

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou EPCAr, é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Preparando seus alunos, tem como missão moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio.[1]

Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAr têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada na Academia da Força Aérea, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.

Pré-Requisitos

  • Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
  • Não ter casado ou não ter constituído União Estável;
  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental;
  • Ter entre 15 e 18 anos de idade.

 

Preencha o formulário para inscrição no link abaixo:

FORMULÁRIO CURSOS ON-LINE

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support