A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, está elaborando o Plano Municipal de Segurança Pública. Com apoio da Fundação Getúlio Vargas, os diversos estudos, entrevistas e pesquisas realizadas na cidade buscam reunir informações para a definição do cenário atual da violência e segurança no Município.

O plano objetiva a redução da criminalidade, a manutenção da ordem pública e da segurança das pessoas, do patrimônio, do meio ambiente e de bens e direitos no município. O documento abordará temas como violência, crescimento populacional, avaliação dos serviços entregues pelas forças de segurança na cidade, uso dos espaços públicos, vandalismo e outros crimes e delitos.

O plano terá validade de 10 anos. Suas diretrizes serão o atendimento imediato ao cidadão; o planejamento estratégico e sistêmico; o fortalecimento das ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando a redução da violência, do crescimento de forma ordenada, a redução dos crimes contra mulheres, crianças e jovens; a criação de uma rede de proteção às mulheres, crianças e jovens; e o aumento da eficiência das forças de segurança.

Como parte das ações, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública publicou no Diário Oficial do dia 01/03/2023, convite para a Audiência Pública onde CONVIDA a população para participar de Audiência que será realizada no dia 29 de março, às 18 horas, com sistema de transmissão ao vivo (online), no Plenário da Câmara Municipal, situada à Rua Coronel Madureira, Centro – Saquarema, para apresentação e consulta à sociedade do Plano Municipal de Segurança e Ordem Pública.

Para conferir a publicação do Convite de Audiência Pública, clique aqui.

Documentos para consulta popular

Visando dar maior transparência e garantir a participação popular, a Prefeitura de Saquarema está disponibilizando para consulta popular três documentos que fazem parte do Plano Municipal de Segurança Pública. Esses documentos serão apresentados durante a audiência e passarão por análise da população e da Câmara de Vereadores.

Para conferir a prévia do documento do Plano Municipal de Segurança e Ordem Pública e os anexos, clique nos links abaixo:

Prévia do Plano Municipal de Segurança Pública

Anexo I – Resultados da Pesquisa de Vitimização