A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, está elaborando o Plano Municipal de Segurança Pública. Com apoio da Fundação Getúlio Vargas, os diversos estudos, entrevistas e pesquisas realizadas na cidade buscam reunir informações para a definição do cenário atual da violência e segurança no Município.

O plano objetiva a redução da criminalidade, a manutenção da ordem pública e da segurança das pessoas, do patrimônio, do meio ambiente e de bens e direitos no município. O documento abordará temas como violência, crescimento populacional, avaliação dos serviços entregues pelas forças de segurança na cidade, uso dos espaços públicos, vandalismo e outros crimes e delitos.

O plano terá validade de 10 anos. Suas diretrizes serão o atendimento imediato ao cidadão; o planejamento estratégico e sistêmico; o fortalecimento das ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos, priorizando a redução da violência, do crescimento de forma ordenada, a redução dos crimes contra mulheres, crianças e jovens; a criação de uma rede de proteção às mulheres, crianças e jovens; e o aumento da eficiência das forças de segurança.

Como parte das ações, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública publicou no Diário Oficial do dia 01/03/2023, convite para a Audiência Pública onde CONVIDA a população para participar de Audiência que será realizada no dia 29 de março, às 18 horas, com sistema de transmissão ao vivo (online), no Plenário da Câmara Municipal, situada à Rua Coronel Madureira, Centro – Saquarema, para apresentação e consulta à sociedade do Plano Municipal de Segurança e Ordem Pública.

Para conferir a publicação do Convite de Audiência Pública, clique aqui.

 

Documentos para consulta popular

Visando dar maior transparência e garantir a participação popular, a Prefeitura de Saquarema está disponibilizando para consulta popular três documentos que fazem parte do Plano Municipal de Segurança Pública. Esses documentos serão apresentados durante a audiência e passarão por análise da população e da Câmara de Vereadores.

Para conferir a prévia do documento do Plano Municipal de Segurança e Ordem Pública e os anexos, clique nos links abaixo:

Prévia do Plano Municipal de Segurança Pública

Anexo I – Resultados da Pesquisa de Vitimização

Anexo II – Infográfico Ações de Combate à Invasão

Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support