Logo - Saquarema fica em casa contra o coronavírus
Logo - Saquarema fica em casa contra o coronavírus

Doses de Vacinas Recebidas pelo Município de Saquarema

Aplicação de Doses no Município de Saquarema - Fase 01

Número de Pessoas Vacinadas

Número de Profissionais Vacinados por Local

Percentual de Vacinados por faixa etária

Sintomas mais comuns de Coronavírus (COVID-19)

Ilustração de um homem com um termomêtro a boca aferindo sua temperatura

FEBRE

Ilustração de um homem tossindo

TOSSE

Ilustração de um homem com falta de ar

FALTA DE AR

As 10 principais medidas de prevenção

Ícone de mãos sendo lavadas
Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
Ícone de um homem tossindo
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
Ícone de sabonete líquido
Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
Ícone de um homem tossindo
Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Ícone de duas mãos
Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Seja amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
Ícone de uma mão limpando um smartphone
Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
Ícone de duas mãos e um prato
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Ícone de uma janela aberta
Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
Ícone de um homem tossindo na frente de um outro homem
Evite circulação desnecessária nas ruas e aglomerações. Se puder, fique em casa.
Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

A importância do isolamento social

Gráfico com a comparação da curva epidemiológica com e sem o isolamento social

Barreiras viárias de vigilância

De acordo com o Decreto 1994, fica determinada a restrição de acesso de turistas, veranistas e visitantes a partir do dia 03 de abril de 2020. A restrição compreende a proibição de entrada de turistas, veranistas e visitantes através de transporte público coletivo, de turismo, táxis, transporte por aplicativos e veículos particulares.

Não se aplica a restrição de entrada na cidade os seguintes casos:

– Pessoas comprovadamente residentes no Município de Saquarema;
– Prestadores de serviços ou atividades essenciais;
– Pessoas com vínculo empregatício nas atividades essenciais permitidas no Município de Saquarema, para fins de desempenho do trabalho.

Ilustração de uma barreiras viária de vigilância

Planos de Contingência e Resposta ao Coronavírus

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza para a consulta da população, os Planos de Contingência, Enfrentamento e Resposta ao Coronavírus no âmbito do Município. Todos os planos seguem o estipulado pelo Ministério da Saúde e são revisados/atualizados continuamente.

EPIDEMIA DE FAKE NEWS

Os casos do novo coronavírus têm causado apreensão mundial. Após o aumento vertiginoso do número de mortes em vários países, mensagens sobre a Covid-19 têm sido disseminadas na web. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação.

O Ministério das Saúde fez uma seleção com alguns casos de fake news que estão circulando sobre a epidemia do novo coronavírus.

DECRETOS MUNICIPAIS

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO

Ícone de balões de conversa
TIRA-DÚVIDAS SOBRE O CORONAVÍRUS

Canal exclusivo para esclarecimentos, orientações e informações.
Tel.: (22) 99780-3326
Seg a Sex, das 9 às 17h.

WhatsApp
Ícone de um policial
DISQUE-DENÚNCIA ORDEM PÚBLICA

Canal exclusivo para denúncias de descumprimento das medidas de prevenção.
Tel.: (22) 99600-8948

WhatsApp
Ícone de uma atendente com um computador
ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

Canal de atendimento psicológico para cuidar da saúde mental da população.
Tel. (22) 99783-7855
Seg a Sex, das 9 às 17h.

WhatsApp

Perguntas
e Respostas

A COVID-19 ainda não tem vacina ou tratamento específico. Entenda mais sobre a doença e ajude a combater informações falsas.

O que é o coronavírus?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19.

O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade contra ele.

Quais são os sintomas da COVID-19?

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Houve alguns relatos de sintomas gastrointestinais (náusea, vômito e diarreia) antes da ocorrência de sintomas respiratórios, mas esse é principalmente um vírus respiratório. Alguns pacientes podem também apresentar dores musculares, congestão nasal, coriza e dor de garganta. Esses sintomas podem aparecer de dois a 14 dias após a exposição (com base no período de incubação dos vírus MERS-CoV). Pacientes com sintomas leves, como febre e tosse seca e que não apresentam sintomas respiratórios como falta de ar, podem e devem ser tratados em casa, evitando exposição desnecessária e a saturação do sistema de saúde. Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Se você desenvolver sinais de alerta de emergência para COVID-19, procure atendimento médico imediatamente. Os sinais de alerta de emergência incluem*:

  • Falta de ar
  • Dor ou pressão persistente no peito
  • Confusão mental ou incapacidade de despertar
  • Lábios ou rosto azulados

* Esta lista não é completa. Consulte o seu médico para quaisquer outros sintomas graves ou preocupantes.

Quão grave é a COVID-19?

Algumas pessoas infectadas pelo vírus podem não apresentar sintomas ou apresentar sintomas discretos. A maioria das pessoas infectadas (cerca de 80% ou mais) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de uma em cada seis pessoas com COVID-19 pode desenvolvê-la em sua forma mais grave. O tempo de recuperação varia e, para pessoas que não estão gravemente doentes, pode ser semelhante ao período de duração de uma gripe comum. Pessoas que desenvolvem pneumonia podem levar mais tempo para se recuperar (dias a semanas). Pessoas idosas (principalmente acima de 70 anos) e as que apresentam doenças crônicas – por exemplo: pressão alta, doenças respiratórias crônicas, problemas cardíacos, diabetes, problemas renais e pessoas com o sistema imunológico comprometido, como as que estão em tratamento para câncer – têm maior probabilidade de desenvolver doença respiratória mais grave.

Como a COVID-19 é transmitida?

O coronavírus, que provoca a COVID-19, pode ser transmitido de uma pessoa para outra. A transmissão pode ocorrer através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Essas gotículas pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas pegam a COVID-19 tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. A transmissão também pode ocorrer através de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto, como por exemplo beber no mesmo copo que um portador do vírus. Na maioria das vezes, é evidente se uma pessoa está doente, mas já houve relatos de portadores do vírus ainda sem sintomas aparentes e que já podiam transmitir a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se manter uma distância de pelo menos um metro da pessoa com sintomas evidentes. Quarentenas e restrições de viagens atualmente em vigor em muitos países também se destinam a ajudar a quebrar a cadeia de transmissão. As autoridades de saúde pública estão recomendando outras abordagens para pessoas expostas ao vírus, incluindo isolamento em casa e monitoramento de sintomas por um período de tempo (geralmente 14 dias), dependendo do nível de risco de exposição.

Pessoas sem sintomas podem transmitir o coronavírus?

A principal maneira pela qual a doença se espalha é através de gotículas respiratórias expelidas por alguém que está tossindo. O risco de contrair COVID-19 de alguém sem sintomas é baixo. No entanto, muitas pessoas com COVID-19 experimentam apenas sintomas leves, isto é particularmente verdade nos estágios iniciais da doença. Portanto, é possível contrair COVID-19 de alguém que tenha, por exemplo, apenas uma tosse leve e não se sinta doente, por exemplo.

Posso pegar a COVID-19 se tiver contato com fezes de alguém com a doença?

O risco de pegar COVID-19 nas fezes de uma pessoa infectada parece ser baixo. Embora as investigações iniciais sugiram que o vírus possa estar presente nas fezes em alguns casos, a disseminação por essa via não é uma característica principal do surto. Como isso é um risco, no entanto, é outro motivo para limpar as mãos regularmente, depois de usar o banheiro e antes de comer.

Posso pegar o coronavírus comendo alimentos preparados por outras pessoas?

Os coronavírus foram detectados nas fezes de certos pacientes, portanto, atualmente não podemos descartar a possibilidade de transmissão ocasional de manipuladores de alimentos infectados. Entretanto, podemos afirmar que o risco da transmissão por alimentos contaminados poderá acontecer caso o alimento tenha sido exposto à secreção respiratória de uma pessoa contaminada. Se você tem dúvida, faça a limpeza do alimento antes de consumi-lo. Para alimentos cozidos, o risco seria muito menor. Para alimentos que serão consumidos in natura, como folhas e frutas, a higienização é feita como preconiza a segurança alimentar: lavar em água corrente para retirar sujeiras, parasitas e pequenos insetos e depois deixar de molho em solução clorada por 15 minutos, em média. Só então enxaguar em água corrente.

Produtos vindos da China podem conter o vírus?

Provavelmente não. O Ministério da Saúde não identificou evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Assim, não há razão para suspeitar que os pacotes da China abrigam COVID-19. Lembre-se, este é um vírus respiratório semelhante ao da gripe. Não paramos de receber pacotes da China durante a temporada de gripe. Devemos seguir a mesma lógica para esse novo patógeno. Entretanto, é possível que o vírus possa estar viável em superfícies frequentemente tocadas, como uma maçaneta de porta por exemplo, embora informações precoces sugiram que partículas virais provavelmente sobreviverão por algumas horas, de acordo com a OMS. Assim, as medidas preventivas pessoais, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com um desinfetante à base de álcool e limpar as superfícies frequentemente tocadas com desinfetantes ou um spray de limpeza doméstico, são altamente recomendáveis.

Humanos podem ser contaminados por coronavírus por fonte animal?

Embora tenha havido um caso de cachorro infectado em Hong Kong, até o momento não há evidências de que cachorro, gato ou qualquer outro animal de estimação possa transmitir a COVID-19. O coronavírus se espalha principalmente por gotículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Ainda, é recomendável que se evite contato direto com animais selvagens e com superfícies em contato com eles e se mantenham boas práticas de segurança alimentar ao manusear carnes cruas.

O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação de doenças?

Medidas de proteção para todos

Você pode reduzir suas chances de ser infectado ou espalhar COVID-19 tomando algumas precauções simples:

  1. Lave regularmente e cuidadosamente, por pelo menos por 20 segundos, as mãos com água e sabão ou higienize com solução à base de álcool. Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata o vírus que pode estar nelas.
  2. Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o novo coronavírus, se a pessoa que tossir tiver a doença.
  3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, elas podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.
  4. Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço ou lenço descartável quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o lenço usado imediatamente. Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
  5. Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local. Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.
  6. Mantenha-se atualizado sobre os locais mais afetados pela epidemia da COVID-19 (cidades ou áreas locais onde a doença está se espalhando amplamente). Se possível, evite viajar - especialmente se for uma pessoa idosa ou tiver diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares. Por quê? Você tem uma chance maior de pegar COVID-19 em uma dessas áreas.
  7. Pessoas que estão ou visitaram recentemente (há 14 dias) áreas em que a COVID-19 está se espalhando com maior intensidade devem autoisolar-se ficando em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves como dor de cabeça, febre baixa (37,3°C ou mais) e corrimento nasal leve, até você se recuperar. Se for essencial que alguém lhe traga suprimentos ou que necessite sair, por exemplo, para comprar comida deve-se usar uma máscara para evitar a transmissão da doença para outras pessoas. Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas aos hospitais e ambulatórios médicos permitirá que essas instalações funcionem com mais eficiência e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.
  8. Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição mais séria. Se possível, ligue previamente para o seu médico ou para o serviço de referência da sua região ou plano de saúde. Por quê? Ligar com antecedência permitirá que o médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação da COVID-19 e outros vírus.
Qual a chance de eu pegar a COVID-19?

Se os protocolos de segurança não forem seguidos, o risco é grande. O risco está relacionado à sua localização e se existe um surto de COVID-19 na sua região. Além disso, a não observação aos protocolos de higiene e a permanência em áreas aglomeradas aumentam o risco consideravelmente. Governos e autoridades de saúde estão tomando medidas vigorosas para combater a COVID-19. A cooperação com os esforços de controle de doenças reduzirá o risco de pegar ou espalhar a COVID-19. O Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde Estaduais publicam atualizações diárias sobre a situação da COVID-19 em todo o Brasil.

Devo usar uma máscara facial para proteger contra o coronavírus?

Sim! Sempre que precisar ir à rua ou receber alguma pessoa fora do convívio familiar em sua casa, o uso da máscara é essencial. Em algumas cidades, o uso da máscara em locais públicos é obrigatório. Pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Alguém que é imunocomprometido deve usar uma máscara?

Se você for imunocomprometido por causa de uma doença ou tratamento, converse com seu médico sobre a recomendação de uso de máscara. Se o seu médico o aconselhar a usar uma máscara em áreas públicas, porque você possui um sistema imunológico particularmente vulnerável, siga essa recomendação.

Quais são os riscos especiais de COVID-19 para mulheres grávidas?

A taxa de infecção e a progressão para doença grave em mulheres grávidas é semelhante a de mulheres adultas não grávidas. As mesmas medidas de proteção contra a transmissão do vírus se aplicam a ambas. Até agora, nenhuma transmissão da mãe para o feto foi descrita. O parto vaginal deve ser encorajado quando a mãe e o bebê não estão gravemente doentes. Medidas rígidas de proteção (máscaras faciais, higiene das mãos) devem ser observadas para proteger o recém-nascido e a equipe de saúde durante e após o parto. A separação da mãe e do bebê e a amamentação devem ser discutidas caso a caso. O recém-nascido deve ser protegido da infecção pela mãe, tanto quanto possível. Se a mãe desejar esgotar seu leite ou amamentar, a desinfecção da mama deve ser adicionada aos métodos de proteção mencionados.

Devo evitar de viajar de avião?

Neste momento, a maioria das viagens aéreas pelo mundo todo está restrita. Obviamente, se alguém tiver febre e sintomas respiratórios, essa pessoa não deve voar. Assim como qualquer pessoa que tenha febre e sintomas respiratórios e voe de qualquer maneira deve usar uma máscara em um avião.

Existe uma vacina disponível para o coronavírus?

Sim. Várias vacinas já estão sendo disponibilizadas por todo o mundo após comprovação de eficiência do imunizante. É importante que cada público prioritário seja vacinado de acordo com o andamento da campanha de vacinação no país.

O que significa um caso suspeito de COVID-19?
Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que apresente:
  • Febre E
  • Pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal - movimento de retração da musculatura entre as costelas durante a inspiração, enquanto a parede superior do tórax e o abdome se expandem - e dispneia - dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida) E com histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias
 
OU 
 
Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO: pessoa que nos últimos 14 dias teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente:
  • Febre OU
  • Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza) E
  • Histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias
O que significa um caso provável de COVID-19?
Situação 3 - CONTATO DOMICILIAR: pessoa que, nos últimos 14 dias, manteve contato domiciliar (resida ou trabalhe) com caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E que apresente:  
  • Febre OU
  • Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza) OU
  • Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, dores musculares, dor de cabeça, calafrios, diarreia, náuseas, vômito e desidratação

 

O que é um caso confirmado de COVID-19?
  • LABORATORIAL: caso suspeito ou provável com resultado de exame positivo
  • CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente por COVID-19, que apresente febre OU pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que, em algumas situações, possam ter utilizado medicamento antitérmico.

PELO BEM DE TODOS QUE VOCÊ AMA

FIQUE EM CASA