A cidade de Saquarema é predominantemente turística, com uma infinidade de atrativos naturais. Dentre eles, a nossa Praia de Itaúna, conhecida também como o Maracanã do Surfe, palco de importantes eventos que aquecem a economia local e projeta Saquarema para o Brasil e para o mundo.

Mediante uma infinidade de qualidades e riquezas naturais, a atividade turística em Saquarema vem buscando associar-se a práticas sustentáveis. A vinda do Selo Bandeira Azul ratifica esta intenção, até porque, o Programa Bandeira Azul, fomenta o alcance dos
aspectos: econômicos, socioculturais, político-institucionais e ambientais, que são basilares no exercício da atividade turística no segmento de sol e praia sustentável.

 

O que é o Programa Bandeira Azul?

O Programa Bandeira Azul é a maior certificação global destinada a praias, marinas e embarcações de turismo sustentável e é desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos. No Brasil, o Programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) desde 2005.

 

Como você pode ajudar?

1 – Ajude a divulgar o Programa Bandeira Azul e como ele funciona

2 – Respeite a restinga e utilize os acessos sinalizados;

3 – Separe seu lixo e os deposite em lugares próprios para o descarte;

4 – Não acesse as areias da praia com cães e outros animais doméstico;

5 – Atente-se ao Código de Conduta da praia. Clique aqui para ler a íntegra do Código.

 

Informações de Segurança:

O serviço de guarda-vidas está disponível diariamente. No verão: das 8h ao pôr do sol; fora do verão: das 8h às 17h. Em casos de emergência fora do horário de atendimento dos guarda-vidas, ligue para 193.

 

Contatos e telefones de emergência:

Corpo de Bombeiros:193
SAMU:192
Defesa Civil: 199
Polícia Militar:190
Guarda Municipal RJ: 0300 253-1177
Guarda Municipal Ambiental: (22) 992790540
INEA: (21) 23347910
Projeto Monitoramento de Praias: 08000262828

 

Ecossistemas sensíveis.

A vegetação de restinga tem o importante papel de fixar a areia, impedindo a erosão da praia, além de abrigar uma rica flora e fauna, por isso, utilize sempre os acessos principais e não pise na vegetação de restinga.

 

O que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 é um documento internacional criado e coordenado pela ONU – Organização das Nações Unidas, através de seus 193 estados-membros, do qual o Brasil faz parte e que atua como um plano de ação universal para que o planeta se torne mais sustentável e resiliente até 2030.

A Agenda 2030, possui 17 ODS – Objetivos do desenvolvimento sustentável, que totaliza 169 metas, que são um apelo global para o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, inclusão social, a sustentabilidade, o combate às mudanças climáticas e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança.

Quais são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ligados ao Bandeira Azul?

ODS 14: Vida na água – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável de áreas de água doce e marinha. Desafia as autoridades locais, operadores de praia e operadores de turismo náutico sustentável para alcançar altos padrões em qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e informação, segurança e serviços. Várias de suas iniciativas dizem respeito ao monitoramento da qualidade das águas balneares, conservação da biodiversidade e do ecossistema costeiro, bem como proteger a natação.

O programa previne e reduz a poluição marinha, minimizando os impactos das partes interessadas na acidificação dos oceanos e na promoção da liberação mínima de produtos químicos no ambiente aquático. Além disso, a Bandeira Azul apoia a proteção dos habitats de berçário de pesca, recifes de coral, tartarugas marinhas e outras espécies ameaçadas, fauna e flora.

ODS 15:  Proteger a vida terrestre –  Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

O programa Bandeira Azul, através da promoção do turismo sustentável e atividades ambientais sustentáveis, desenvolve programas para a biodiversidade, conservação da área marinha costeira, especialmente das espécies ameaçadas de extinção. É enfatizada a importância de proteger as espécies para manter condições de equilíbrio nos oceanos, especialmente recifes de corais e praias. O programa também abrange o uso sustentável do ecossistema terrestre através da natureza e recreação, incentivando, por exemplo, a colheita sustentável.

 

O Programa Bandeira Azul e a Década do Oceano!

Você sabia que estamos vivendo em plena Década do Oceano, que acontece de 2021-2030? Uma década voltada especialmente para a atenção e os cuidados com o Oceano? 

Declarada pelas Nações Unidas em 2017, a Década do Oceano teve início em 2021, sendo um momento estratégico para a preservação e valorização do oceano. Mas, por que “Década do Oceano”?

As décadas são períodos dedicados a certos temas de interesse global prioritários, assim entendidos pela assembleia da ONU, para dar destaque e fomentar a implementação de ações e o momento atual. Alguns aspectos foram determinantes para a escolha da temática voltada ao oceano, como: riscos, a economia e o desconhecimento relacionados ao Oceano. E o Programa Bandeira Azul em nossa cidade, veio para contribuir com os cuidados com o meio ambiente, principalmente por fomentar a Cultura Oceânica, através de atividades de educação ambiental sobre os cuidados com o ecossistema, especialmente, quanto ao ambiente marinho.

Desafios da Década:

1 – Entender e vencer a poluição marinha.
2 – Proteger e restaurar ecossistemas e biodiversidade.
3 – Alimentar de forma sustentável a população mundial.
4 – Desenvolver uma economia oceânica sustentável e equitativa.
5 – Desbloquear soluções baseadas no oceano para a mudança climática.
6 – Aumentar a resiliência da comunidade aos riscos oceânicos.
7 – Expandir o sistema global de observação do oceano.
8 – Criar uma representação digital do oceano.
9 – Habilidades, conhecimentos e tecnologia para todos.
10 – Mudar a relação da humanidade do oceano.

 

Mais informações sobre o Programa Bandeira Azul

Se você deseja mais informações sobre o Programa Bandeira Azul e como ele é operacionalizado na cidade de Saquarema, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, na Praça dos Pescadores, no Centro, próximo à Ponte Darcy Bravo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support