A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o atendimento das salas de vacina dos postos de saúde da cidade. Agora, quatro unidades funcionam aos sábados, das 08 às 12 horas, em todo o município, sendo elas: ESF Barreira, ESF Barra Nova, ESF Sampaio e UBS Bacaxá. A nova rotina de funcionamento busca oferecer serviços aos moradores que, durante a semana, não conseguem ir à uma unidade básica de saúde para se vacinar.

“A Atenção Básica é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados nos postos de Estratégia de Saúde da Família ou nas Unidades Básicas de Saúde. Esse atendimento pode, por exemplo, desafogar os atendimentos nas emergências dos PUs e dos hospitais. Os novos horários para vacinação, permitirão que a pessoa receba o atendimento fora do horário comercial, durante a semana, e aos sábados”, informou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

Nesta primeira etapa, apenas as salas de vacinação estarão em funcionamento. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde avaliarão a demanda de cada unidade para propor futuras ampliações nos serviços oferecidos. Vale ressaltar que o atendimento será ofertado por demanda espontânea e toda a população da cidade pode procurar um dos quatro postos para atualizar a caderneta de vacinação aos sábados.

Confira, abaixo, o endereço de cada uma das unidades de saúde que passam a funcionar nas manhãs de sábado:

ESF Barreira: Rua Capitão Nunes, 2601, Barreira

ESF Barra Nova: Av. Litorânea, s/n°, Barra Nova

UBS Bacaxá: Rua Alfredo Menezes, nº 980, Bacaxá

ESF Sampaio Corrêa: Rua Miguel Arcanjo Serafim, s/n, Basiléa (ao lado do Centro Municipal de Educação Jurandir da Silva Melo)