Na próxima terça-feira, dia 31 de maio, a difusão das pesquisas realizadas no Sambaqui da Beirada, sítio arqueológico pré-histórico existente em Saquarema, completará 25 anos.

A data coincide com a aprovação, recentemente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, do anteprojeto de criação do Centro de Interpretação Sambaqui da Beirada, encaminhado àquela instituição pela Prefeitura de Saquarema, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.

A abordagem conceitual foi aprovada, com sinal verde para a elaboração do projeto executivo que norteará toda a revitalização do sítio pré-histórico. O órgão de preservação fez recomendações de praxe como, por exemplo, que os trabalhos sejam acompanhados por profissionais de arqueologia, para evitar danos aos remanescentes arqueológicos. O Sítio Arqueológico é registrado pelo instituto, desde 1975, por sua relevância arqueológica para a cultura brasileira.

Para comemorar a data, a Prefeitura  preparou uma programação especial. Às 10:15h, no Sambaqui, será realizada uma aula magna com as arqueólogas Filomena Crancio e Maura Imázio e a historiadora Vanderlea Maria da Silva, em seguida, acontece uma visita guiada ao sítio. A partir das 13h30, no Teatro Municipal Mário Lago, o Prof. Ondemar Dias (arqueólogo do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB) e as arqueólogas Cláudia Carvalho, Jeanne Crespo (Iphan), Regina Coeli e Rosana Najjar completarão o dia de informações sobre sambaquis e, especificamente sobre o Sambaqui da Beirada, durante um ciclo de palestras.

Reflexo do trabalho incansável da saudosa arqueóloga Lina Kneip (1938-2012), o estudo do Sambaqui da Beirada foi parte de uma pesquisa interdisciplinar intitulada “Projeto Saquarema: Pré-História e Paleoambiente”. Escavações sistemáticas, com a profundidade máxima de 1,75m, foram realizadas em 1987, numa área de 160m2, evidenciando camadas de ocupação pré-histórica com vestígios de pedras, ossos e conchas. Como resultado dessa pesquisa, foram classificadas um total de 398 peças de pedra, 269 de ossos e 208 de conchas, que apontaram que o homem do Sambaqui da Beirada era tão coletor de moluscos quanto pescador.

Parceria com o Museu Nacional

O desenvolvimento do projeto que transformará o Sambaqui da Beirada em um complexo arqueológico já foi iniciado. A primeira ação está sendo o pretendido estabelecimento de protocolo de intenções e um convênio com o Museu Nacional, para que possam ser trocadas informações técnico-científicas, tanto para dar prosseguimento às pesquisas arqueológicas no local quanto para que o projeto ganhe em qualidade. Um parque interativo e o estabelecimento de uma estrutura para receber pesquisadores, até de outros países, também está sendo idealizada. A parceria com o Museu Nacional vem a ser de grande importância, uma vez que aquela instituição dispõe de especialistas que poderão dar prosseguimento às pesquisas já existentes sobre a descoberta do sítio, realizadas pela arqueóloga Linda Kneip e equipe.

Conforme explica o Secretário Municipal de Cultura de Saquarema, Manoel Vieira, “retomar os estudos é fundamental porque logo após o projeto de Lina Kneip ser colocado em teste, ela faleceu e o trabalho não foi continuado. Mais de vinte anos depois, é chegada a hora da retomada das pesquisas para a melhor compreensão do significado desses sambaquis de mais de 4.000 anos, bem como da revitalização do espaço, com a criação do Centro de Interpretação Sambaqui da Beirada.”

Tão logo o convênio com o Museu Nacional se concretize, serão iniciados estudos que darão sustentação ao desenvolvimento do projeto de arquitetura e o projeto executivo. Depois virão as etapas de elaboração do Termo de Referência, do lançamento do Edital de Licitação e a contratação para a execução das obras.

A revitalização

O projeto de revitalização transformará o Sambaqui da Beirada num complexo arqueológico, juntando este sítio ao do Sambaqui da Pontinha, que é vizinho – existem especialistas que até defendem serem esses sítios decorrentes de uma mesma ocupação. O espaço, que assumirá o formato de um parque com algumas características museológicas e ênfase total na educação, também será alvo de melhorias, como a cobertura da área escavada que hoje se encontra em exposição, de modo a garantir melhores condições ambientais de preservação, aumentando o conforto e valorizando a experiência do visitante.

A ideia é estabelecer uma forma de comunicação mais adequada quanto à relevância dos sítios arqueológicos, com a criação de um espaço de educação dotado, inclusive, de cenários simulando como era a vida dos sambaquieiros. Um formato voltado, principalmente, para o público infantil e adolescentes e que explique o uso dos achados.

A proposta é, também, contextualizar melhor o espaço, mostrando sua relação com o território do entorno e a lagoa e, para isso, até um mirante panorâmico com vista plena para a área do sítio será criado. Está sendo estudada, também, a realização de passeios guiados, englobando o Sambaqui da Beirada e o Sambaqui da Pontinha, entre outras melhorias e atrações. Tudo para que as pessoas, ao interpretarem o sítio arqueológico, passem a entender um pouco mais sobre o período pré-histórico no Brasil através do exemplo de Saquarema.

Sambaqui, que na língua Tupi pode ser definido como um amontoado de conchas e moluscos, é o tipo de sítio arqueológico deixado por povos pré-históricos que habitavam a costa brasileira até 8 mil anos atrás. São espaços de moradias temporárias de populações pré-históricas que viviam dos recursos que o meio ambiente fornecia. Geralmente, são constituídos por ossos de peixes, pássaros e mamíferos, além de conchas de moluscos e outros materiais orgânicos. Esses sítios são importantes fontes de estudos e seu conteúdo pode fornecer detalhes sobre a vida dos primeiros habitantes do local, sua alimentação e conhecimentos, bem como sobre a fauna e a flora da época

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support