Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, realizou mais uma edição do curso com o tema “Ferrageamento –  Prática em Forja”. Voltado para as pessoas que trabalham com cavalos, as aulas foram ministradas para 15 alunos em dois pontos no distrito de Sampaio Corrêa: a sede da Secretaria de Agricultura e o Haras Central Lagos.

O curso foi oferecido em parceria com a ACCMMERJ (Associação de Criadores Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro). O mesmo foi ministrado pelo técnico de Podologia Vinicius Fallante, da VF Consultoria Ferrageamento.

A forja é um equipamento utilizado para aquecer a ferradura, deixando-a em alta temperatura para que seja moldada de acordo com as necessidades do casco de cada equídeo. O casco é uma das estruturas mais importantes do cavalo e, naturalmente, o animal desgasta-o procurando comida e andando por diferentes ambientes. Para cavalos esportivos ou usados para trabalho, o desgaste é muito maior e é necessária uma intervenção humana para que os cascos sejam corrigidos e se mantenham íntegros.

“O ferrageamento moderno, atual e de qualidade vem exigindo dos profissionais um conhecimento amplo sobre como adequar melhor a ferradura ao casco. Da mesma forma, conhecer o diferentes tipos de ferraduras e moldá-las para os cascos é um diferencial muito grande no trabalho do ferrador. Oferecer estes cursos gratuitamente, aqui na Secretaria, é uma oportunidade de qualificar ainda mais o criador a promover uma boa saúde dos seus animais”, afirmou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães de Matos.

O constante crescimento da equinocultura no município de Saquarema reflete a realidade observada em todo o país. Com a expansão desta atividade, nota-se a falta de profissionais capacitados para atender a grande demanda do mercado de trabalho: “O curso de ferrageamento é feito em parceria com a ACCMMERJ. Estamos capacitando os participantes para que eles também possam oferecer serviços do tipo na região”, completou o Secretário Wellington.

Nos próximos meses, a Secretaria de Agricultura oferecerá outros cursos voltados aos produtores rurais e criadores de Saquarema. Para mais informações, a secretaria disponibiliza o e-mail agricultura@saquarema.rj.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support