Na terceira semana do 1º Festival de Teatro de Saquarema, o Teatro Municipal Mário Lago receberá três espetáculos. Na sexta-feira, 20, às 20 horas, será encenada a peça “Ainda Aqui”, da Cia. Cerne, de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Vencedor de mais de 50 prêmios em festivais, a peça tem como protagonista o trabalho do ator. São mais de dez personagens interpretados por apenas dois atores em cena, sem qualquer troca de figurino e adereços.

A trama se desenvolve a partir do desaparecimento do filho, Maurício, torturado político e morto, e do desenvolvimento da doença de Alzheimer por parte da mãe, Maria, que, esquecendo-se repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e ao marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto. No elenco estão Higor Nery e Leandro Fazolla, com direção de Vinicius Baião. O espetáculo tem 60 minutos de duração e a classificação etária é 12 anos.

No sábado, 21, às 20 horas, será a vez de “Decameron – A Comédia do Sexo”, da Cia. Aruten de Teatro, de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. A peça, dirigida por Vivaldo Franco e encenada por Adilson Lopes, Armindha Freire, Eliane Soares, Marina Petersen e Rennan Magalhães, conta a história de uma trupe de ciganos que viaja pela Europa tomada pela peste negra, na baixa idade média. A peregrinação dos personagens Ciutazza, Ergon, Mazetto, Missina, Giulliana e Elisa, fugindo da miséria que se espalhou pelos países, acampam pelas cidades, entretendo o público com histórias que mostram as artimanhas de homens e mulheres, intrigas e adultérios, numa linguagem farsesca. O espetáculo tem 70 minutos de duração e a classificação etária é 16 anos.

Já no domingo, dia 22, às 19 horas, o fim de semana termina com a apresentação do espetáculo “A Jornada de um Herói”, da Cia Atores da Fábrica, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. A Peça, com direção de Alexandre O. Gomes, é encenada por Mateus Amorim. Após ser demitido de uma fábrica de carvão ao questionar a diminuição do seu tempo de almoço, que passa de dez para cinco minutos, José vai atrás do seu Fundo de Proteção e Garantia ao Trabalhador Desempregado, como única opção de sustento de sua família. Tal como os heróis de Homero, José enfrenta monstros e diversos outros perigos ressignificados nas dificuldades cotidianas de um homem negro, pobre, semianalfabeto e desempregado, marcando uma verdadeira epopeia urbana na qual os percalços de um ônibus cheio, uma fila quilométrica e um gerente de banco esnobe escancaram a resistência e o heroísmo de José. O espetáculo tem 70 minutos de duração e a classificação etária é 12 anos.

Nas três as apresentações, os ingressos serão trocados na bilheteria do teatro por 1kg de alimento não perecível (preferencialmente feijão ou arroz). As senhas serão distribuídas durante a semana e a retirada dos ingressos será no dia do evento, até 30 minutos antes do espetáculo. O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Avenida Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura, no Centro de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support