No último sábado, dia 2 de março, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma intensa campanha de conscientização e combate à dengue em todo o município. Durante todo o dia, as equipes espalhadas em diversos pontos do município visitaram um total de 4226 imóveis, 90 estabelecimentos comerciais, 5 igrejas e 2 escolas também foram sensibilizados pelas equipes.

A ação também alcançou 755 pessoas, demonstrando a abrangência e a importância da conscientização em diferentes setores da comunidade. Ao todo, 110 profissionais estiveram envolvidos nesse esforço conjunto para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“Sensibilizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue é fundamental para prevenir a disseminação da doença. A colaboração de cada cidadão é essencial nessa luta”, destaca a Prefeita Manoela Peres, enfatizando a relevância da conscientização coletiva para enfrentar esse desafio de saúde pública.

O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população. Por ser um inseto de características urbanas, 75% dos focos do mosquito estão nas residências e nos quintais.

Em caso de denúncias de focos de dengue, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo Disque Dengue, que funciona via WhatsApp no número (22) 99281-1263. Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.