A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população nesta terça-feira, 18 de outubro, o novo posto de Estratégia Saúde da Família – ESF Nilço Gomes, localizado na Rua Miguel Arcanjo Serafim, atrás do Colégio Jurandir, no bairro da Basiléa.

O posto, que agora funciona em imóvel próprio, teve seu espaço físico e capacidade de atendimento consideravelmente ampliados, em comparação à unidade que ocupava um imóvel alugado e que até então atendia aquela localidade. A inauguração ocorreu às 17:30 horas e os moradores, convidados pelas redes sociais da Prefeitura, compareceram em grande número para conhecer as novas instalações.

A nova ESF

Dotado de amplas salas, equipamentos modernos e novas especialidades de atendimento, o posto contará com consulta médica, odontológica e de enfermagem, acompanhamento de gestantes (pré-natal), realização de exames laboratoriais e Papanicolau, curativos, vacinação, solicitação de exames complementares e de imagens, além de pesagem das famílias acompanhadas pelo Programa Auxílio Brasil. Equipes de Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na prevenção de doenças, também farão visitas domiciliares às famílias cadastradas, a partir do novo posto. A ESF também contará com Médicos de Saúde da Família que visitarão pacientes impossibilitados de se locomover até a unidade.

Com a inauguração, os moradores da Basiléa e bairros adjacentes terão mais acesso à saúde de qualidade, podendo realizar consultas e procedimentos, com maior conforto, próximos de suas residências.

 

Ampliação da Saúde Básica

A inauguração da nova ESF da Basiléa segue o projeto da Prefeitura para ampliar o atendimento da rede de Atenção Básica no Município. Por intermédio dos postos de Estratégia de Saúde da Família e pelas Unidades Básicas de Saúde, a população tem acesso garantido ao SUS.

“Centenas de emergências médicas podem ser evitadas se a população tiver acesso à prevenção. É aqui que entra a ESF. Essas unidades de atendimento primário focam em ações preventivas, de cuidado diário, evitando assim que casos pequenos possam ter complicações, necessitando de atendimentos em urgências e emergências. Quanto maior a cobertura de postos ESF na cidade, menos atendimentos de baixo risco teremos nas emergências do município”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

“A Basiléa tem recebido diversos investimentos por parte da Prefeitura. Entregamos a pavimentação e drenagem das ruas, a nova escola Jurandir da Silva Melo, que é a maior do município, e agora, o novo posto de Estratégia de Saúde da Família. Aqui, a população terá saúde de qualidade com equipes especializadas”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Desde o início de sua gestão, em 2017, a Prefeita Manoela Peres vem investindo na ampliação de postos de saúde e programas que impulsionam a Atenção Básica na cidade. Diversos postos foram reformados e ampliados. Bacaxá, Vila e Jaconé ganharam novas unidades de saúde e outras seis serão inauguradas. Além disso, diversas clínicas especializadas, tais como a da Mulher, a de Imagem, a Vascular, a Odontológica e a de Olhos foram entregues à população, ofertando mais serviços como consultas, exames e outros procedimentos totalmente gratuitos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support