A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, abriu nesta segunda-feira, 04/09, o cadastro para pré-avaliação operatória de castração de cães e gatos. O formulário, disponível de forma on-line, estará aberto até o dia 04 de outubro CLIQUE AQUI.

A Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais (SMDA) vai orientar neste procedimento, repassando todas as informações necessárias para os protetores e tutores de animais da cidade. A castração será realizada pela Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) “Castramóvel”, no âmbito do Programa de Controle Ético de Natalidade de Cães e Gatos de Saquarema.

Os técnicos da SMDA realizarão o processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos tutores. Já os animais errantes (animais abandonados e sem donos) poderão ser atendidos pela UMEES/Castramóvel a partir do momento que um tutor se responsabilize pelo animal, concorde com o ato cirúrgico e assine um Termo de Responsabilidade.

Para realizar o pré cadastro, o interessado deverá apresentar a seguinte documentação:

1. a) cópia do RG e CPF do tutor;
  2. b) comprovante de renda que seja inferior a 3 (três) salários mínimos;
  3. c) comprovante de residência em Saquarema emitido nos últimos 90 dias em nome do tutor; e
  4. d) comprovante de rendimentos (cartão moeda social Saquá, bolsa família, benefício de prestação continuada – BPC, número de inscrição social (NIS), Cad-Único ou outro comprovante de rendimento).

Além da documentação dos responsáveis, os animais precisarão cumprir algumas exigências, como: vacinação antirrábica atualizada, comprovada através de caderneta de vacinação (tutores com animais errantes deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais através do telefone (22) 99767-8291); ter entre 6 meses a 8 anos de idade, pesando de 2 a 30 kg; score corporal do animal adequado; parâmetros hematológicos normais, realizados através de um hemograma simples (a ser fornecido pela SMDA), onde possa atestar a sua higidez e aptidão clínica para cirurgia. Não é necessário que os felinos sejam levados para a coleta de sangue, apenas os caninos devem ser levados.

Cães e gatos idosos, obesos, no cio ou prenhas, em lactação ou animais braquicéfalos (boxer, shih-tzu, pug, gato persa, dentre outros) não serão submetidos ao procedimento de castração. Além disso, animais utilizados para fins comerciais ou de competições não poderão participar dos procedimentos.

“Estamos dando mais um importante passo na causa animal. Com as castrações, além de avançar na questão de saúde pública, poderemos atuar no controle populacional de cães e gatos”, informou a secretária municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander.

O agendamento para a realização da avaliação pré-operatória dos animais será comunicado por telefone. Por isso, é extremamente importante que o tutor preencha os dados de contato de forma correta.

A Secretaria Municipal de Direito dos Animais informa que será permitida, somente, a inscrição de até 2 (dois) animais por Cadastro de Pessoa Física (CPF).