O Verão começou e, com ele, as temperaturas muito altas passarão a fazer parte do cotidiano da população. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para cuidar da saúde e do meio ambiente.

Para a temporada 2020/2021, de acordo com o Instituto Climatempo, o verão não deve ser tão chuvoso em Saquarema como foi o verão de 2020. A previsão é de que haja algumas pancadas de chuva regulares, dentro da média climatológica. A cidade poderá contar com várias horas com sol forte e temperaturas elevadas, mas sem grandes extremos.

Por conta das altas temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema dá dicas para serem tomadas no dia a dia. Sombra, hidratação, protetor solar e cuidados com a dengue não podem ser esquecidos.

Durante os dias mais quentes, é importante que a população se hidrate constantemente. O corpo perde bastante líquido com o suor e o risco de desidratação é maior. Por isso, o consumo de líquidos é essencial, aliado à uma boa alimentação rica em frutas, legumes e alimentos leves. Frituras, alimentos gordurosos e processados devem ser evitados.

A pele também deve ter um cuidado extra. Os protetores solares devem ser utilizados diariamente, até por quem tem a pele negra. No verão, o índice de raios UVB no país é maior e, por isso, o ideal é a exposição ao sol até às 10 da manhã e depois das 4 da tarde.

Outra dica da Secretaria Municipal de Saúde é em relação às horas de sono. Dormir em um ambiente fresco auxilia na recuperação do corpo, na qualidade do sono e dá mais disposição para o dia seguinte. O uso de roupas leves e o consumo de alimentos com pouca gordura durante a noite garantem um sono melhor.

Além dos cuidados com o corpo, a população deve se atentar para o quintal de casa. Com o verão e as altas temperaturas, há o aumento de chuvas e cria-se o clima ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela são algumas das doenças transmitidas pelo inseto.

Alguns cuidados fáceis são necessários para o combate a essas arboviroses humanas, como são conhecidas as doenças transmitidas pelo Aedes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em apenas 10 minutos de vistoria no quintal, o morador consegue combater o mosquito da dengue com as seguintes ações: pratos e vasos de plantas devem ter areia para não acumular água; piscinas devem ser mantidas limpas e fechadas, caso não sejam utilizadas; ralos devem ter telas; os lixos devem ser recolhidos e acondicionados em local coberto; cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.

Para mais informações sobre o combate à dengue, o cidadão saquaremense pode entrar em contato com a Programa Municipal de Controle da Arbovirose de Saquarema, por meio do e-mail denguesaquarema@hotmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support