A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, juntamente com a Guarda Civil Municipal e o PROEIS, intensificou as ações de segurança preventiva nas escolas da cidade. Após o ocorrido em uma creche de Santa Catarina e as imagens veiculadas em redes sociais da cidade na última semana, os trabalhos foram ampliados para garantir maior segurança aos alunos, profissionais de educação e responsáveis.

As rondas e patrulhamento nas escolas foram ampliadas com o intuito de prevenir e coibir possíveis atos criminosos. Além disso, o diálogo com diretores e funcionários sobre a segurança escolar preventiva foi intensificado, buscando traçar o perfil de cada escola de acordo com a localização, faixa etária dos alunos, nível de participação da comunidade escolar, etc.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, também houve aumento do efetivo dos guardas civis municipais nas escolas, trabalhando em conjunto com os agentes de segurança escolar, durante todo o período letivo. Agentes do PROEIS também ampliaram as rondas nas unidades educacionais da cidade.

“A segurança nas escolas é um tema de grande importância, já que para o bom desenvolvimento escolar, se faz necessário a segurança. Uma situação como a que ocorreu em Santa Catarina é lamentável e estamos trabalhando para que não ocorra nada parecido em Saquarema”, informou o Comandante Geral da Guarda Civil, Marcelo Ramos.

“A Guarda Municipal de Saquarema e toda a estrutura da Secretaria de Segurança estão comprometidos em promover a segurança nas escolas. Contamos com a colaboração de toda a comunidade para o sucesso desse trabalho”, completou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.

Em caso de denúncias contra crimes ou atos ilícitos, a população pode acionar a polícia militar pelo telefone 190. É importante frisar que postagens de cunho violento ou ameaçador em redes sociais, envolvendo locais públicos como escolas, hospitais e igrejas, por exemplo, também podem ser denunciadas à autoridades policiais.