Hoje, 18 de janeiro, aconteceu pela primeira vez, em Saquarema, reunião do Fórum do Parque Estadual Costa do Sol (PECS). Um dos principais assuntos abordados foram as unidades de conservação localizadas no município. A Prefeitura de Saquarema foi representada no encontro, através de Claudio Valente, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e atual responsável pelas unidades de conservação. Além dele, participou ainda, André Cavalcanti, gestor do PECS e representante do Inea – Instituto Estadual do Ambiente. (Fotos: Flavio Delazari/Prefeitura Municipal de Saquarema)

Claudio Valente, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e atual responsável pelas unidades de conservação

O Parque foi criado em 18 de abril de 2011 e possui 27 áreas de proteção ambiental em 6 municípios. Com aproximadamente 10 mil hectares, em Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios. Inclui restingas, brejos, mangues, lagoas, dunas, lagunas,florestas e 15 ilhas costeiras.

Entre os principais objetivos do parque, está a preservação de ecossistemas, alguns entre os mais ameaçados do Estado, entre elas a área da APA de Massambaba, que inclui Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo, onde são encontradas espécies ameaçadas de animais e sítios arqueológicos.

André Cavalcanti, gestor do PECS e representante do Inea – Instituto Estadual do Ambiente