Uma das mais tradicionais festas religiosas do país já vai começar em Saquarema! A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, está apoiando a 392ª edição do tradicional Círio de Nazareth. A festa, que é a mais antiga do país, será realizada do dia 30 de agosto a 8 de setembro.

Para comemorar a data, a Prefeitura de Saquarema está montando extensa programação festiva, que se juntará à programação religiosa organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Durante a festa, shows serão realizados nas praças do Coração e do Artesanato, no Centro de Saquarema.

A primeira atração a subir ao palco será o cantor Glauco Zulo, no dia 06 setembro. O show será na Praça do Artesanato. Já no dia 07, feriado da independência do Brasil, Tony Alysson trará os sucessos da música católica em um grande show na Praça do Coração, próximo à igreja matriz.

No dia 08, data em homenagem à Padroeira, toda a programação será religiosa e contará com missas e procissões pela cidade.

Já no dia 09, a dupla Gabriel & Luciano subirão ao palco na Praça do Artesanato. Encerrando a programação, no dia 10 de setembro, o cantor Murilo Motta se apresentará no mesmo palco, em um show para moradores e turistas.

Devoção à Padroeira

Em 8 de setembro de 1630, no alto da colina onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz, após uma grande tempestade, pescadores encontraram uma imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazareth.

A imagem foi levada para a casa de um pescador e lá, teve início ao culto à Virgem de Nazareth, com orações como a reza do terço e ladainhas. De acordo com relatos, muitas graças e prodígios começaram a acontecer, porém o de maior destaque é que a imagem sempre amanhecia no local onde foi encontrada. Ela era levada pra casa do pescador e no dia seguinte a imagem estava novamente no local da aparição.

Vendo isso como um sinal Divino, o padre responsável pela região de Saquarema decidiu, junto com os pescadores, construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Nazareth e pra lá conduziram a imagem da Virgem Maria.

Devido à fama de milagrosa, a capela ficou pequena para receber tantos fiéis e peregrinos. Então, em 1660 começaram os esforços para construção de uma Igreja maior a fim de abrigar a imagem da Virgem de Nazareth, sendo concluída e inaugurada a atual Igreja Matriz no ano de 1837.

Confira a programação religiosa:

30 de agosto: Início da novena e abertura oficial da festa

18h: Procissão saindo da Capela de São João Batista em direção a Igreja Matriz.

18h30: Novena.

19h30: Santa Missa na Matriz.

21h30: Apresentações: Coral Vozes da Esperança e Concerto da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá.

00h: Abertura oficial das festividades com queima de fogos e Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá.

Dias 30, 31 de agosto e 01, 02, 05, 06 e 07 de setembro.

18h30:  Novena na Matriz.

19h30: Santa Missa na Matriz.

03 de setembro – Sábado

8h: Ciclo Romaria – saindo da Igreja Matriz.

19h: Novena na Matriz.

20h: Santa Missa na Matriz.

21h: Círio dos Jovens – Praça Oscar de Macedo Soares.

04 de setembro – Domingo

7h30 – Círio das Rodas – saindo da Igreja Matriz.

17h – Novena na Matriz.

18h – Santa Missa na Matriz.

06 de setembro

21h – Show com Glauco Zulo, na Praça Oscar de Macedo Soares.

07 de setembro

10h:  Missa Solene pela Pátria – na matriz. Após a Missa, haverá a Descida do nicho da Imagem da Milagrosa Padroeira, Nossa Senhora de Nazareth, para visitação e veneração dos fiéis até as 17h.

13h: Missa – Capela de São Judas Tadeu, bairro Jardim.

14h: Círio das Águas – Procissão Marítima com a Imagem Peregrina, saindo do bairro Jardim (na Capela de São Judas Tadeu).

15h30:  Passeata da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá – Praça dos Pescadores.

17h: Espetáculo: Aparição de Nossa Senhora de Nazareth – Estúdio de dança Sergio Coelho na Praça Oscar de Macedo Soares.

18h: Retreta realizada pela Sociedade Musical de Santo Antônio de Bacaxá, na Praça Oscar de Macedo Soares.

18h30:  Novena na Matriz.

19h30:  Santa Missa- na Matriz

20h30: Eleição da Mesa Administrativa da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth.

21h: Show Católico com o cantor Tony Alysson, na Praça da Igreja Matriz (Praça do Coração)

08 de setembro – Natividade de Nossa Senhora – Dia do 392º Círio Nazareth de Saquarema

5h:  Alvorada- saindo de frente da Prefeitura e percorrendo as principais ruas da cidade.

6h, 7h, 8h, 9h: Missas

10h: Missa Campal – Praça da Igreja Matriz

12h: Missa Solene na Matriz – Participação do Coral Santa Cecília. Após a Santa Missa, descida do nicho da Imagem da Milagrosa Padroeira e Solene Coroação.

13h30: Exposição da imagem da Milagrosa Padroeira com a recitação do Santo Rosário até às 17h30.

14h: Leilão de prendas e animais na Praça Oscar de Macedo Soares (Praça do Artesanato).

18h: Missa campal dos romeiros – na Praça da Igreja Matriz.

20h:Procissão – pelas principais ruas da cidade.

22h: Espetáculo de luzes, sons, cores e fogos de artifício encerrando as festividades.

09 de setembro

21h: Show com Gabriel e Luciano – Praça Oscar de Macedo Soares (Praça do Artesanato).

10 de setembro

21h: Show com Murilo Motta –  Praça Oscar de Macedo Soares (Praça do Artesanato).