A Prefeitura de Saquarema, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu relatório solicitando a interdição do espaço conhecido como Camelódromo, no Centro da cidade. A área, que inicialmente era destinada para feira livre e comércio popular, vinha sendo subutilizada, abrigava diversas pessoas em situação de rua e apresentava riscos à saúde e à vida dos comerciantes e transeuntes.

De acordo com o Relatório de Vistoria Preventiva, emitido pela Defesa Civil Municipal na terça-feira, dia 04 de outubro, “no local havia instalações elétricas se encontravam em estado precário, suscetível a descargas elétricas e possível risco de incêndio. Além disso, as barracas encontravam-se em péssimo estado de conservação. Foi observada a incidência de vetores (ratos, baratas e outros insetos) que  potencializam as condições de insalubridade, aumentando o risco à saúde pública.”  

“Em face do exposto, entendemos que existe risco iminente de acidentes no local, uma vez que as instalações se encontram em estado péssimo, deixando ocupantes e visitantes em situação de vulnerabilidade, carecendo de intervenção técnica por profissionais habilitados, no intuito de prevenir e mitigar possíveis danos materiais, preservando assim a integridade física e a vida”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Paulo Soares.

Após emissão do relatório, a Prefeitura de Saquarema iniciou a retirada das barracas do local. “A grande maioria não estava sendo utilizada no dia a dia, apenas em alta temporada. Para estas, já estamos efetuando a retirada. Já os barraqueiros que trabalham na Praça de Alimentação (próxima ao Camelódromo) deverão comparecer a partir da próxima segunda-feira (10) à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, para se cadastrarem e receberem informações sobre auxílio financeiro”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

O novo projeto de remodelação do Centro de Saquarema contempla intervenções em uma grande área, que vai desde a descida da Ponte Darcy Bravo, passando pelas ruas do Centro, Praça do Coração, orla da Lagoa e Praça do Artesanato. A ideia da Prefeitura é criar um boulevard, com vias de passagens amplas e arborizadas, contendo jardins dispostos nas ilhas centrais, privilegiando a locomoção a pé em detrimento dos veículos motorizados.

“O planejamento do Município era dar início à obra em 2023, após a alta temporada, para evitar os transtornos que todas as obras naturalmente causam. Com a ação de retirada das barracas, resultante da vistoria da Defesa Civil, vamos antecipar a obra do novo Centro de Saquarema, que mudará completamente a cara da nossa cidade”, completou a Secretária Municipal de Obras Públicas, Priscilla Barroso Poubel.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support