A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e a Multivacinação. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a campanha tem nova data, seguindo até o dia 30 de setembro.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve as crianças de 01 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, também deverão comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares e até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

De acordo com o Secretária Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião: “Somente com as vacinas poderemos proteger nossas crianças contra estas doenças. Ainda temos um número baixo de crianças imunizadas e precisamos ampliar a cobertura vacinal em nosso município. É importante que todos os pais e responsáveis se conscientizem sobre a importância destas vacinas”, afirmou o dr. João Alberto Oliveira.

Neste ano, a campanha tem um diferencial. Após a liberação do Ministério da Saúde para a vacinação simultânea com as doses da vacina do Coronavírus, as crianças que estão em idade de receber as doses contra a Covid também poderão ser imunizadas no mesmo momento em que receberem a vacina da Pólio.

Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas. Com exceção da UBS do Engenho Grande e da ESF do Centro de Saquarema, os demais postos estão com as doses para realizar a vacinação, diariamente. Confira na lista abaixo os locais de vacinação:

• CAMIS
  • ESF Jaconé