A Prefeitura de Saquarema iniciou a reforma do local onde será instalada o Centro Municipal de Inclusão e Desenvolvimento para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a  Casa do Autista, no bairro Porto Novo.

Inovador, o projeto executado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde visa transformar o local em um centro de referência, onde pacientes com Transtorno do Espectro Autista  receberão todo suporte necessário para o desenvolvimento de suas habilidades e da inclusão no mercado de trabalho.

A Casa do Autista contará com terapias alternativas, projetos educacionais, salas de aulas temáticas, sala multissensorial, paisagismo e parque infantil sensorial, sala de música, auditório, cozinha e amplo refeitório.  O espaço também oferecerá atendimentos da saúde, através de uma uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas.

“Estou ansiosa para ver o resultado e poder entregar um local que será fundamental para o desenvolvimento e bem-estar de tantas crianças em nosso município”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A nova unidade de saúde também contará com um lago  e uma piscina. Além disso, as mães das crianças com TEA também receberão atenção especial, com uma área dedicada a elas, incluindo serviços de beleza e terapias alternativas.

“Sabemos que as famílias de crianças com autismo se dedicam integralmente ao cuidado delas, e entendemos que essas mães também precisam de atenção e carinho. Esse espaço vai oferecer isso”, ressaltou a prefeita Manoela Peres.