A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta quarta-feira, 05, o novo Centro Odontológico Municipal. A unidade funciona na Rua Professor Souza, 05, no Calçadão de Bacaxá e  representa um grande passo na ampliação dos cuidados em saúde bucal no município, reunindo ações e serviços da Odontoclínica e do Centro de Especialidades Odontológicas.

Antes da inauguração do novo espaço, o município ofertava 12 profissionais especializados divididos em 6 especialidades, com uma média de 520 atendimentos mensais, mais 80 atendimentos por especialidade. Os atendimentos eram feitos na Odontoclínica Dr. Drude, no bairro Porto da Roça, e no Centro de Especialidades Odontológicas, que funcionava na Policlínica de Bacaxá. Agora, com a inauguração do novo centro odontológico, a Prefeitura irá oferecer 17 profissionais especializados divididos em 7 especialidades. A média de atendimentos saltará dos 520 para 940 atendimentos por mês. Já nas especialidades, o Município passará a ofertar 134 atendimentos. Isso representa um aumento de 60% dos serviços ofertados à população.

Uma das novidades dessa ampliação é a inclusão dos serviços de próteses na rede municipal. Além disso, o novo Centro Odontológico também realizará exames de imagem (raio x), indispensáveis para a eficácia do tratamento bucal.

“Uma boa saúde começa pela saúde bucal. Ela é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças auto imunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral. Por isso, estamos investindo cada vez mais nesse setor, resultando na redução de doenças e melhoria da saúde. Além desse novo centro odontológico, temos equipamentos de saúde bucal nos postos de Estratégia de Saúde da Família, ampliando ainda mais a oferta de vagas para a nossa população”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Para ser atendido no Centro de Especialidades Odontológicas, o morador deverá procurar o posto de Estratégia de Saúde da Família do seu bairro que fará a primeira consulta e avaliação, e caso necessário, encaminhará o paciente para tratamento de acordo com a especialidade. Já os moradores que não possuem ESF no seu bairro deverão procurar o novo Centro Odontológico, no Calçadão de Bacaxá, passar por avaliação básica e, caso necessário, será encaminhado para o CEO. O atendimento da Odontoclínica é de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas. Já o CEO funciona das 08 às 17 horas.