
A Prefeitura de Saquarema realizou mais uma edição do projeto Secretaria Itinerante. A ação, que ocorreu no último sábado, 22, levou os serviços da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais ao bairro Guarani, no Campo de Futebol. O projeto teve como objetivo oportunizar mais uma ferramenta de atendimento à população, principalmente aqueles que não têm acesso, seja por vulnerabilidade social ou por residir em locais mais distantes.
Durante a ação, foram realizadas 13 marcações de castrações, 19 atendimentos veterinários, como limpeza de ouvidos, orientações técnicas e corte de unhas, além de 29 microchips aplicados. A microchipagem é um procedimento que consiste em implantar um microchip eletrônico no pet, permitindo a sua identificação. É uma forma segura, rápida e barata de identificar o seu cão e permite identificar o animal em caso de perda ou roubo, ajuda a localizar o animal encontrado nas ruas e devolvê-lo ao responsável e contribui para reduzir o abandono e os maus-tratos de animais, além de ser uma parte fundamental das políticas públicas para o controlo populacional de animais.
“A Secretaria Itinerante é mais um programa da SMDA que busca aproximar o morador dos serviços oferecidos pela nossa secretaria. Além desta ação, temos nosso consultório veterinário, em Jaconé, as duas clínicas de Sampaio Corrêa e Bonsucesso, além do Castramóvel, que atualmente está em Bacaxá, mas percorre diversas regiões da cidade. Estamos trabalhando ativamente para ofertar o maior número de serviços gratuitos, contribuindo para o bem estar animal e a saúde pública de qualidade”, afirmou a Secretária Municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander.
A Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais funciona de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, na Rua 7 com a 13, n° 77, em Jaconé. Desde sua criação em janeiro de 2023, com o objetivo de assegurar e proteger a vida e preservar o bem-estar dos animais, combatendo os maus-tratos e toda forma de violência, a Secretaria já atendeu mais de 32 mil animais no município.