A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com o Instituto Vital Brazil, em Niterói, para pesquisa na região de Palmital sobre a Micrurus Altirustris, popularmente conhecida como Serpente Coral Verdadeira. A espécie, que é endêmica na região do bairro Palmital, é calma, porém possui veneno que é um dos mais potentes. No Brasil, dos 30 mil acidentes por ano com serpentes, 0,4% são provocados por corais.

O primeiro exemplar da espécie foi enviado hoje ao Instituto Vital Brazil. Por ser uma espécie difícil de encontrar, o instituto possui poucos exemplares para estudos.

Em Saquarema, a escola de João Machado da Cunha, no bairro do Palmital, recebe orientações das equipes de Vigilância em Saúde para o manejo de serpentes e outros animais peçonhentos. Com a parceria com o Instituto Vital Brazil, um mapeamento será feito na cidade com o objetivo de ampliar a rede de informações sobre serpentes na cidade.

Para mais informações sobre o aparecimento de qualquer espécie de serpentes e outros animais peçonhentos na cidade, a Vigilância em Saúde de Saquarema funciona na Rua Rio das Flores, 90, no bairro Porto Novo. O e-mail para contato é visasaquarema@hotmail.com

É importante ressaltar que caso o morador encontre alguma serpente, entre em contato com a Vigilância em Saúde e não agrida o animal. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena prevê reclusão, além de multa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support