A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou no dia 11/06 o Dia D – Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, conceito construído pelo movimento dos educadores ao longo das lutas por uma educação cidadã.
O evento foi realizado no Centro Municipal de Educação Padre Manuel e contou com a participação de 200 profissionais que atuam na educação do município de Saquarema, entre Diretores, Orientadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais, Inspetores Escolares e Psicólogos Educacionais.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.