RESUMO DO PROJETO

Em 2021, com as dificuldades impostas ao homem do campo pela pandemia, a Administração Municipal  implementou ações visando facilitar o acesso do pequeno produtor às políticas e diferentes serviços públicos voltados ao fomento da produção agrícola e à recuperação da mata nativa. O resultado foi a potencialização do cultivo agroecológico em Saquarema.

Assim, o Projeto Viveiro de Mudas, criado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, foi ampliado. Com ações integradas envolvendo outras secretarias, a iniciativa ganhou um novo nome, passou a atender de forma mais completa a um número maior de pequenos produtores.

O Viveiro de Mudas cultiva espécies nativas das restingas e matas de Saquarema. As mudas advindas do projeto são empregadas em ações de plantio, tanto no meio urbano quanto no meio rural. Cerca de 2 mil mudas foram plantadas em áreas de preservação presentes nas propriedades produtivas.

O plano de ações integradas implementado pelo Projeto Saquarema Viveiro da Vida têm recuperado a  autoestima do agricultor familiar e a produtividade característica da Zona Rural de Saquarema, além de promover o
reflorestamento da reserva legal existente no município. Com o objetivo principal de fomentar a dignidade econômica e social das famílias que vivem da terra, o projeto já beneficiou cerca de 150 pequenos produtores rurais do município por meio de ações integradas, como:
Seção assistida de maquinário; Orientação técnica de especialistas e acompanhamento durante a escolha de sementes e mudas para o plantio; Fornecimento de mudas de espécies
nativas para o reflorestamento das áreas de reserva legal presentes nas propriedades;
 Acompanhamento da comercialização nas feiras livres da cidade.

 

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Diversos materiais foram produzidos ao longo dos anos para divulgar o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura no projeto Saquarema Viveiro da Vida. Nos links abaixo, você poderá acompanhar (por ordem cronológica), todos os vídeos, releases, matérias e folhetos informativos com conteúdos do tema:

* Matérias e releases

1 – Prefeitura realiza Primavera na Roça: Feira de Alimentos Orgânicos

2 – Prefeitura de Saquarema realiza plantio em área ambiental

3 – Prefeitura distribui mudas em Bacaxá

4 – Prefeitura de Saquarema lança Programa ELOS

5 – Prefeitura cria projeto “Do Produtor, Direto Pra Você!”

6 – Prefeitura de Saquarema compra novo trator para apoio aos agricultores

7 – Prefeitura faz plantio de mudas na Estrada dos Cajueiros

 

* Vídeos

1 – Feira de Bacaxá: Saquarema Viveiro da Vida

2 – Juntos pela Agricultura

3 – Trator durante serviço em propriedade rural

4 – Depoimento: mudas para reflorestamento

5 – Prefeitura de Saquarema doa mudas para a população

6 – Depoimento: reflorestamento no Jardim Ipitangas

7 – Prefeitura de Saquarema lança Programa Elos

8 – Depoimento: Horto Municipal de Saquarema

9 – Feira Orgânica de Saquarema

10 – Depoimento: Sr. Oswaldo no Horto Municipal

11 – Depoimento: Doação de mudas no Horto Municipal

 

* Material Informativo