RESUMO DO PROJETO

Em 2021, com as dificuldades impostas ao homem do campo pela pandemia, a Administração Municipal  implementou ações visando facilitar o acesso do pequeno produtor às políticas e diferentes serviços públicos voltados ao fomento da produção agrícola e à recuperação da mata nativa. O resultado foi a potencialização do cultivo agroecológico em Saquarema.

Assim, o Projeto Viveiro de Mudas, criado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, foi ampliado. Com ações integradas envolvendo outras secretarias, a iniciativa ganhou um novo nome, passou a atender de forma mais completa a um número maior de pequenos produtores.

O Viveiro de Mudas cultiva espécies nativas das restingas e matas de Saquarema. As mudas advindas do projeto são empregadas em ações de plantio, tanto no meio urbano quanto no meio rural. Cerca de 2 mil mudas foram plantadas em áreas de preservação presentes nas propriedades produtivas.

O plano de ações integradas implementado pelo Projeto Saquarema Viveiro da Vida têm recuperado a  autoestima do agricultor familiar e a produtividade característica da Zona Rural de Saquarema, além de promover o
reflorestamento da reserva legal existente no município. Com o objetivo principal de fomentar a dignidade econômica e social das famílias que vivem da terra, o projeto já beneficiou cerca de 150 pequenos produtores rurais do município por meio de ações integradas, como:
Seção assistida de maquinário; Orientação técnica de especialistas e acompanhamento durante a escolha de sementes e mudas para o plantio; Fornecimento de mudas de espécies
nativas para o reflorestamento das áreas de reserva legal presentes nas propriedades;
 Acompanhamento da comercialização nas feiras livres da cidade.

 

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Diversos materiais foram produzidos ao longo dos anos para divulgar o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura no projeto Saquarema Viveiro da Vida. Nos links abaixo, você poderá acompanhar (por ordem cronológica), todos os vídeos, releases, matérias e folhetos informativos com conteúdos do tema:

* Matérias e releases

1 – Prefeitura realiza Primavera na Roça: Feira de Alimentos Orgânicos

2 – Prefeitura de Saquarema realiza plantio em área ambiental

3 – Prefeitura distribui mudas em Bacaxá

4 – Prefeitura de Saquarema lança Programa ELOS

5 – Prefeitura cria projeto “Do Produtor, Direto Pra Você!”

6 – Prefeitura de Saquarema compra novo trator para apoio aos agricultores

7 – Prefeitura faz plantio de mudas na Estrada dos Cajueiros

 

* Vídeos

1 – Feira de Bacaxá: Saquarema Viveiro da Vida

2 – Juntos pela Agricultura

3 – Trator durante serviço em propriedade rural

4 – Depoimento: mudas para reflorestamento

5 – Prefeitura de Saquarema doa mudas para a população

6 – Depoimento: reflorestamento no Jardim Ipitangas

7 – Prefeitura de Saquarema lança Programa Elos

8 – Depoimento: Horto Municipal de Saquarema

9 – Feira Orgânica de Saquarema

10 – Depoimento: Sr. Oswaldo no Horto Municipal

11 – Depoimento: Doação de mudas no Horto Municipal

 

* Material Informativo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support