A Prefeitura de Saquarema, por meio do Fórum Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na última sexta-feira, dia 14/12, a terceira edição da Conferência Municipal de Educação. A ação aconteceu no auditório do colégio Padre Manuel, no bairro Porto da Roça e reuniu professores, servidores e gestores da área educacional do município, além do Secretário Municipal de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves, e da Presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Pereira.

Com o tema “Desafios da Gestão Democrática – Sistema de Colaboração e Participação Coletiva”, os participantes puderam discutir a integração entre comunidade e escola na gestão educacional. O objetivo da Conferência foi proporcionar um espaço de participação dos vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação da educação no município e proposição de diretrizes da política municipal de educação.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves, o incentivo à gestão democrática é essencial para o fortalecimento do ambiente escolar: “Estamos construindo um sistema de educação sólido e eficaz em Saquarema. E, parte disso, se deve ao incentivo à Gestão Democrática. Hoje, nossos diretores escolares são escolhidos democraticamente. Isso faz com que toda a comunidade escolar participe ainda mais do dia a dia da escola, cuidando, fiscalizando e dando sugestões para a melhoria contínua”.

Durante a conferência, os participantes puderam assistir à uma palestra com Jorge Nassim Vieira Najjar, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação pela UFF e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e Membro do Fórum Estadual de Educação, atuando principalmente em temas como política educacional, gestão educacional, trabalho docente, formação de professores e direitos humanos e educação.