A Prefeitura de Saquarema enviou nesta semana, uma equipe formada por técnicos e guardas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de agentes da Defesa Civil Municipal, para participarem do curso ‘Técnicas de Avaliação e Coordenação para Limpeza de Praias Atingidas por Óleo’. Coordenado e ministrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), as aulas foram ministradas nas instalações do Porto Açu, no município de São João da Barra.

O objetivo do curso foi atualizar informações, alinhar as estratégias entre os órgãos participantes no Grupo de Trabalho Especial para Acompanhamento e Vigilância Diante do Avanço das Manchas de Óleo na Costa Brasileira, criado pelo Decreto n° 46.804 de 23 de Outubro de 2019, e treinar o apoio logístico e operacional mediante a possível chegada de óleo na costa do Estado do Rio de Janeiro. Nos dois dias, o treinamento foi voltado para a Gestão/Coordenação. Posteriormente, a equipe operacional também receberá a capacitação.

A capacitação tem como objetivo preparar as prefeituras para que estejam aptas à realização de ações de recolhimento e destinação dos resíduos oleosos, semelhantes aos que vêm surgindo nas praias do Nordeste brasileiro. A ação é preventiva para eventual atingimento da região costeira do Estado.

Todos os servidores que participaram do curso estão aptos a replicarem as informações aos demais técnicos do município. Caberá à Prefeitura, por meio da Defesa Civil, montar um plano de contingência em nível municipal para minimizar os impactos ambientais caso as manchas de óleo cheguem às praias de Saquarema.

Além de Saquarema, o evento contou com a participação de equipes de Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Araruama.