Representantes do Município de Saquarema participaram, nesta última semana, da primeira edição da ExpoRio Turismo. A feira teve como foco a promoção do estado do Rio de Janeiro como destino turístico, cultural e gastronômico, integrando as 92 cidades do estado e criando um legado para toda cadeia produtiva do Turismo.

A comitiva de Saquarema era composta pelo Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro; pelos assessores técnicos Daniele Dantas e André Morgado, além de artistas como Avner Tuze, Carina Viana e Marcos Luis Vieira, a representante da Associação Empresarial e Turística de Saquarema e gestora da Rick Paz Eventos, Iza Paz e Fábio Bombeiro, representando a empresa SaquaTrilhas.

De 24 a 27 de março, Saquarema foi divulgada para milhares de pessoas que participaram da feira, realizada no Jóquei Clube Brasileiro, na Gávea, Zona Sul da cidade do Rio. Nos quatro dias de evento, a ExpoRio Turismo apresentou experiências focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento das doze regiões turísticas do estado, além das atrações culturais por todo o evento.

“Nosso stand foi muito visitado e prestigiado. Saquarema está se tornando uma cidade mundialmente conhecida e isso é fruto de um trabalho integrado, técnico e planejado em nosso município. Muito além da divulgação da cidade, feiras, exposições e congressos turísticos, como este, servem para trocar informações, conhecer ideias que deram certo em outros municípios e obter conhecimento técnico sobre essa indústria tão importante em nossa cidade e estado: o Turismo”, informou o Secretário de Esporte, lazer e Turismo, Rafael Castro.

“O Jockey Clube Brasileiro foi a casa do turismo fluminense. Tivemos a representação dos 92 municípios trazendo a sua cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos em um grande salão de exposição com experiências sensoriais. Também tivemos uma área de palestras, encontro comercial entre vendedores e compradores do destino Rio de Janeiro, além de uma área focada na tecnologia e atrações musicais. Esse é um grande passo rumo à retomada efetiva das atividades turísticas no Rio de Janeiro”, explicou o Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Música, artesanato e artes plásticas são destaque

Além do material de divulgação turística, a comitiva saquaremense apresentou representantes da cultura local na feira. No próprio stand, divulgando peças de artesanato, o artesão Marcos Luis Vieira apresentou réplicas de carros feitos em madeira, enquanto Carina Viana apresentou bonecas decorativas que representam mulheres negras. Além deles, Avner Tuze, artista local da cidade, pintou uma prancha com o tema Léo Neves, surfista ícone do esporte nacional e que dá nome ao Centro Municipal de Treinamento de Surf, em Itaúna.

Na música, as atrações foram Murilo Motta na quinta-feira (24), a dupla Gabriel e Luciano na sexta-feira (25), Bandeira do Divino no sábado (26) e Bloco do Truco no domingo (27). Durante as apresentações, MPB, Sertanejo, Samba e música religiosa animaram a plateia presente nos dias de show.

Realizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), a ExpoRio Turismo teve apoio da Fecomércio RJ por meio do Sesc RJ e Senac RJ.