A Prefeitura de Saquarema realizará, no dia 28 de abril, o I Encontro Saquarema + Inclusiva. O evento, que terá como tema “Inclusão é mais que amor, é direito”, contará com uma série de atrações e será realizado na Praça Oscar Macedo Soares, das 9h às 17h, em prol da luta pela educação inclusiva, cujo dia nacional é comemorado em 14 de abril.

O I Encontro Saquarema + Inclusiva será organizado por professores e funcionários da Educação Especial e seus objetivos centrais são a divulgação da Educação Inclusiva e o debate pela valorização do ensino e da convivência na diversidade com equidade, respeito, reciprocidade e ética, incluindo a variação corporal humana e as relações de poder relacionadas a gênero, classe, raça, deficiência, orientação sexual etc.

Professores de Sala de Recursos e do Programa de Apoio ao Educando- PAE, da Secretaria de Cultura, do Laces, da Pestalozzi, além de Professores de Sala de Leitura, da Equipe do Centro de Apoio à Inclusão Escolar – CAIE e da equipe da Secretaria Municipal de Educação, bem como a Comunidade Surda e a Associação de Surf Adaptado de Saquarema – ASAS Saquarema realizarão exposição tendo como tema o Surf Adaptado, Oficinas culturais enfocando a comunicação alternativa, a deficiência Intelectual e o Autismo. Também serão abordados o atendimento especializado realizado em Saquarema, a tecnologia assistiva e os recursos para deficientes visuais, além de pessoas com altas habilidades e Superdotação. Apresentações de teatro como expressão para alunos com Síndrome de Down, Discalculia, Dislexia, Disgrafia, Dislalia, Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Transtorno Opositor Desafiador – TOD e Disortografia, entre outras síndromes, também farão parte do evento. Serão exibidas, ainda, esculturas feitas por aluno autista e está prevista a realização de atividades de dança, música, capoeira, jiu-jitsu e contação de histórias.

Mais informações podem ser obtidas pelos moradores de Saquarema no Centro de Apoio à Inclusão Escolar – CAIE, situado na Rua Ernestina Bravo, 155, em Bacaxá, ou pelo e-mail educacaoespecialsaquarema@gmail.com.