A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, tem uma novidade para a população: o tradicional Arraiá da Vila está de volta! Durante os fins de semana do mês de julho entre os dias 08 a 31, uma extensa programação festiva e cultural será realizada na área do Campo de Aviação, no Centro da cidade. Barracas com comidas típicas, brincadeiras, danças, grande fogueira artificial e vários outros itens característicos serão instalados no local, celebrando a cultura caipira na cidade!

Neste ano, o Arraiá da Vila marcará a chegada de um novo conceito de festa julina, ficando em definitivo no calendário cultural e turístico da cidade. “Serão quatro fins de semana de muita festa e diversão para os moradores e turistas da nossa cidade. Queremos retomar o Arraiá da Vila com a importância que ele definitivamente tem”, informou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

A nova estrutura será montada na área do Campo de Aviação e terá aproximadamente 8.000 metros quadrados de área útil. No local, 28 barraquinhas serão instaladas para oferecer comidas típicas, artesanato, brincadeiras, dentre outros itens comuns nestas festas temáticas. Além disso, dezenas de enfeites temáticos e uma fogueira artificial de quase 10 metros de altura será montada, celebrando as comemorações desta festa que é tão marcante na cultura brasileira.

O Arraia da Vila será realizados sempre às sextas, sábados e domingos de julho, iniciando no dia 08. A programação musical é vasta, com shows em todos os dias de festa. O cronograma de shows será divulgado em breve pela Secretaria de Turismo.

“Estamos retomando as programações da cidade e com o Arraiá da Vila não poderia ser diferente. Para este ano, vamos organizar uma festa grandiosa, que ficará marcada na história da nossa cidade, animando moradores e turistas que, com certeza, virão nos visitar e movimentar a economia, gerando emprego e renda para a população”, completou a Prefeita Manoela Peres.

As festas juninas/julinas são a reunião das três principais festividades religiosas que ocorrem durante o mês de junho: Dia de Santo Antônio (13 de junho), Dia de São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Estas festividades existem desde a Idade Média, como uma celebração aos chamados Santos Populares.

Surgidas na Europa, as festas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, durante o período de colonização do país. Elas são famosas e já estão bastante enraizadas e caracterizadas na sociedade. Por este motivo, as festas juninas/julinas poderiam ser celebradas em qualquer mês do ano, sem que as pessoas deixassem de entender o sentido destas festividades.