Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e equipe de Promoção da Saúde, realizou nesta quinta-feira (19/09) palestras na Rede Municipal de Educação. Os assuntos foram variados, e incluíram bullying, gravidez na adolescência e arboviroses.

Os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Edilson Vignoli participaram de uma palestra sobre gravidez precoce. A conscientização é importante, uma vez que no Brasil, existem 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos. O índice é maior que a taxa mundial, que corresponde a 44 adolescentes grávidas para cada grupo de mil. A pesquisa foi feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), em abril deste ano.

Já na Escola Municipal Margarida Rosa, localizada no bairro Raia, ocorreu uma palestra sobre o decorrente problema do bullying para os estudantes das turmas do 3º e 2º ano do fundamental. O bullying é um desafio dentro e fora da escola, já que as agressões podem tornar o ambiente escolar difícil para o aprendizado. Eventos e atos de conscientização podem evitar problemas sérios resultantes do bullying.
As doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela foram tema da divulgação realizada pela Escola Municipal Sebastião Manoel dos Reis, no bairro Rio Seco. A divulgação intensifica as ações de prevenção às arboviroses no município, realizando trabalho de orientação e conscientização.
Diversas palestras ainda serão realizadas pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, em escolas municipais e estaduais de Saquarema.