Como prometido durante toda a campanha, a primeira ação do governo foi desobstruir a Avenida Saquarema, no trecho localizado em frente às Lojas Americanas, no 2º distrito, no centro de Bacaxá. A medida foi tomada com base em pesquisas sobre os anseios da população, que reclamava do transtorno gerado no trânsito e no comércio. A ação dos maquinários se estendeu até a noite e foi transmitida ao vivo pela internet.

Segundo a Secretária de Obras e Urbanismo e arquiteta Cláudia Márcia Batista de Almeida, o relatório técnico de análise de tráfego foi desenvolvido para facilitar o trânsito da Avenida Saquarema, na altura da Lojas Americanas. No estudo de tráfego foi feita a contagem quilométrica, o registro fotográfico e o registro de obstrução de trânsito.
De acordo com Cláudia Márcia, o estudo foi pautado na preocupação de respeito aos recursos públicos. Todo o material, incluindo meio-fio, blocos intertravados e plantas foi retirado e armazenado na garagem da Prefeitura Municipal para ser reutilizado. As mudas serão replantadas na Rua Pereira, em Bacaxá.

Na conclusão do laudo técnico consta o trecho: “Assim é atual, constante e grave o prejuízo à população, causado pela obstrução total do curso de veículos da Avenida Saquarema, no centro de Bacaxá. Sendo possível se verificar que tais prejuízos à qualidade de vida da população podem ser atenuados com intervenção mínima e pontual da municipalidade”. O trecho da obra de desobstrução foi liberado para o trânsito imediatamente após a ação da Secretaria de Obras e Urbanismo.