A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, inaugurou neste sábado, 20, o Centro de Treinamento de Surf Léo Neves, em Itaúna. A cerimônia foi realizada em meio à homenagens e alegria por parte dos presentes.

Batizado em homenagem ao surfista profissional Léo Neves (1979-2019), que escolheu Saquarema para viver, e dedicado a atender gratuitamente atletas iniciantes, semiprofissionais e profissionais com idade entre 10 e 20 anos, o CT tem por finalidade valorizar o talento dos jovens surfistas locais, possibilitando acesso a treinamento especializado capaz de desenvolver suas potencialidades. O espaço vai colocar Saquarema em referência mundial na formação de talentos do esporte.

Trata-se de um dos principais equipamentos de desenvolvimento esportivo da região. Espaço de aprendizado, treinamento e visitação, projetado com acesso para portadores de deficiências e construído seguindo padrões arquitetônicos que respeitam o meio ambiente. O Centro conta com academia, salas de juízes, reunião, vídeo, informática, multiuso, além de recepção, área de alimentação, vestiários, consultório para avaliação médica e administração. O imóvel também abriga o Museu do Surf, dedicado ao resgate e à preservação da memória de Saquarema relacionada a esta atividade esportiva.

Cumprindo também relevante função social, o Centro de Treinamento de Surf Leo Neves ofertará vagas para alunos em vulnerabilidade que receberão, além dos treinamentos específicos, alimentação, aulas de inglês, acompanhamento clínico, fisioterápico, psicológico, nutricional e assistência social.

“Sei que meu filho está feliz vendo o seu nome eternizado nesta bela obra, que mudará a vida de muitas crianças e jovens de Saquarema”, afirmou Ângela Neves, mãe de Léo Neves, durante a inauguração.

“Saquarema já teve diversos campeões regionais, estaduais nacionais e mundiais. Outros vários competindo simultaneamente em torneios importantes. Com este Centro de Treinamento, poderemos lapidar outras joias do surf para levar o nome de Saquarema para o mundo!”, vibrou Rafael Castro, secretário de Esporte, Lazer e Turismo.

“Este CT terá uma grande importância social e educacional. Muito mais que atletas, estaremos formando e capacitando cidadãos, assim como o Léo imaginava. Este centro é da população e ofereceremos várias ferramentas para que novos campeões surjam aqui em Saquarema”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Homenagem ao Léo

Durante a cerimônia, diversos atletas puderam homenagear o Léo Neves. Membros da WSL também discursaram e enalteceram o surfista que ele foi. Vitorioso, engajado, determinado… estes são alguns adjetivos que podem descrever Leonardo Neves.

Carioca de nascimento, Léo Neves amava Saquarema. Atuou profissionalmente desde 1998, consagrando-se bicampeão do SuperSurf (campeonato nacional brasileiro) nos anos de 2002 e 2003.

Em 2006 teve seu melhor ano na carreira internacional, conquistando o 14º lugar no World Men’s Qualifying Series (WQS), o que lhe garantiu uma vaga para a elite do surfe, o WCT, na temporada de 2007.

Bicampeão brasileiro e tricampeão carioca, Leo Neves ainda trabalhava com o esporte mas, sem apoio, ele não focou mais em competição, mas em passar sua experiência para a nova geração de surfistas de Saquarema.

Em 2019, Léo Neves nos deixou. Mas seu legado permanece vivo na história de Saquarema e de todo o mundo do surf.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support