Compromisso com a questão ambiental. Este é um dos principais pilares da World Surf League – WSL. E, na etapa brasileira realizada em Saquarema não é diferente. A sustentabilidade é um dos focos da elaboração do projeto.

No terceiro ano consecutivo de disputas em Saquarema (e também nas outras 10 etapas realizadas ao redor do mundo), a bandeira do Meio Ambiente segue como uma das principais preocupações de organizadores e órgãos públicos locais. Em 2019, o resíduo gerado no Campeonato continuará sendo destinado à Associação de Recolhedores e Selecionadores de Resíduos Sólidos de Saquarema – ARESA, gerando trabalho e renda para várias famílias saquaremenses.

Além disso, outras ações foram tomadas pela WSL em parceria com instituições de interesse social e órgãos públicos. Desta forma, podem-se destacar: A preocupação com a neutralização de CO2; Ser um evento livre de plástico; Também não serão utilizados plásticos do tipo single use (de uso único); As lonas do evento também serão encaminhadas à ARESA; Oficinas de Educação Ambiental, dentre outros.

“A preocupação com um evento sustentável não é um privilégio de Saquarema, pois isso ocorre em todas as etapas do circuito. É uma ação natural, que já integra o espírito do evento. Todo surfista tem em sua essência essa conectividade com a natureza”, afirmou Xandi Fontes, Diretor Geral da WSL South America.

Outra ação importante é a World Surf League PURE, uma ONG sem fins lucrativos, que significa Protecting, Understanding and Respecting the Environment – Protegendo, Compreendendo e Respeitando o Meio Ambiente. Ela tem a missão de inspirar, educar e fortalecer a proteção dos oceanos, começando pela comunidade global do surfe. A WSL PURE está focada especificamente na crise climática, poluição de plástico e erosão costeira.

Além da grande importância no cenário esportivo, a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf deixará um grande legado na Educação de Saquarema. Em parceria com patrocinadores, a WSL e a Secretaria de Educação e Cultura realizarão ações e oficinas de Educação Ambiental com alunos da cidade. O “Circuito JEEP de Sustentabilidade” contará com atividades lúdicas e pedagógicas, transformando as crianças em Guardiões da Praia.

Dentre os trabalhos que serão realizados, há rodas de conversa; abordagens sobre as problemáticas e soluções ao lixo marinho; oficinas de coleta e artes com o micro-lixo; plantio de mudas nativas na restinga, entre outras.

“Aplicar esse tipo de atividade fora da escola é a melhor forma de educar, pois elas estarão em contato direto com a natureza, conhecendo e conservando”, afirmou o Secretário de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves.

Durante todo evento, equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e a Fiscalização de Posturas atuarão cada uma de acordo com sua competência. A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos aumentou seu efetivo para a região, garantindo serviços de manutenção e limpeza. Além disso, a Prefeitura de Saquarema conta com o apoio da população para garantir o sucesso do Campeonato.

Ao término das competições, a WSL apresentará um relatório final com as ações adotadas na cidade, seus impactos e resultados obtidos durante todo o período do Mundial.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support