A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou o Fórum Municipal de Educação. A ação ocorreu no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça, e reuniu servidores municipais, membros da sociedade civil organizada, representantes do Poder Legislativo Municipal e dos pais e responsáveis de alunos.

O Fórum Municipal de Educação é uma instância de caráter permanente, responsável pela coordenação de processos de construção, revisão e acompanhamento dos Planos de Educação. Para isso, sua criação deve ser feita a partir de uma portaria ou lei municipal. Ele é um espaço de participação da sociedade para formulação e acompanhamento da política educacional em cada território. Nesse se discute, propõe, acompanha e avalia as políticas públicas no âmbito do sistema educacional.

Após votação entre os presentes, o Fórum Municipal de Educação será composto pelos seguintes membros:

– Poder Legislativo: Adriana Pereira;

– Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Lucimar Vidal da Costa, Rosely Mendonça, Delvira Barbosa, Patricia da Silva Oliveira, Luana Ribeiro;

– Educação Especial: Valéria Oliveira Vilhena;

– SEPE: Leonardo Conceição da Silva e Ana Letícia B. de Lima;

– Conselho Tutelar: Cristiane Reimol;

– Diretores das Escolas Municipais: Thaís Oliveira Amorim;

– Conselho Escolar: Viviane Vieira e Myriam Mendonça;

– Conselho Municipal de Educação: Uelton Ferreira da Silva;

– Pais/Responsáveis: Camila Barreto da Silva

– Alunos: Ana Lúcia Ferreira Amorim;

– Escolas Privadas: Clauseli Ribeiro Queiroz;

– Escolas Estaduais: Alessandra Ferreira Nunes Bravo;

– Associação: Renato José dos Santos (Lions);

– Representante de Universidade: Damiane Maria de Anchieta;

– Estudante Universitário: Cleidiane Brito da Silva;

– Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência: Eliane Alves da Costa;

A implementação do Fórum e o seu papel estão previstos no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14), dentro da meta 19, sobre a efetivação da gestão democrática da educação: “incentivar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a constituírem Fóruns Permanentes de Educação, com o intuito de coordenar as conferências municipais, estaduais e distrital bem como efetuar o acompanhamento da execução deste PNE e dos seus planos de educação”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support