A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que segue disponível a vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes nos postos de saúde do município, além do CAMIS, no Centro de Saquarema, e do Hospital Pediátrico, em Bacaxá.

As meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos deverão tomar duas doses da vacina no período de seis meses. Os adolescentes e jovens que estejam em atraso com as doses poderão acertar a caderneta de vacinas. Para isso, eles devem ir às salas de vacinação, não havendo a necessidade de reiniciar todo o esquema vacinal.

A vacina contra o HPV previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege, em até 98,8%, contra quatro subtipos do HPV. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer prevê o surgimento de 15.590 novos casos desse tipo de câncer e aproximadamente 4.800 óbitos apenas neste ano.

Levem seus filhos(as) até a unidade de saúde próxima de sua residência. Para vacinar, é necessário a apresentação de documento de identificação e a caderneta de vacina. Previna-se!