A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação contra a Febre Amarela foi reforçada no município. Diversas ESF (Estratégia de Saúde da Família) da cidade estão oferecendo as vacinas em dias específicos. A medida se faz necessária pois a vacina possui uma validade muito curta, devendo ser utilizada de uma única vez, não podendo voltar para a geladeira.

O estado do Rio de Janeiro está em área de recomendação para a vacinação contra a doença. O país segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a vacina contra a febre amarela é uma dose única que vale para a vida inteira.

Todas as pessoas que residam em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela ou quem vai viajar para alguma dessas áreas devem se imunizar. Idosos, pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia e radioterapia, pessoas com doenças do sangue, renais e hepáticas, grávidas e pessoas que estão fazendo uso de medicamento corticoide deverão ter avaliação médica antes de receber a vacina.

Já as crianças menores de 9 meses de idade, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com alergia ao ovo, pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350, pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia; portadores de doenças autoimunes e submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo) não poderão receber a dose da vacina.

Em Saquarema, a vacinação ocorrerá nos seguintes postos: