Servidores, técnicos e secretários de governo da Prefeitura de Saquarema participaram de uma visita técnica à Casa do Empreendedor de Nova Friburgo. Organizada pelo SEBRAE-RJ, a ação contou com servidores municipais de Silva Jardim e São Pedro da Aldeia.

Em 2018, o município de Saquarema está participando do Programa Cidades Empreendedoras, realizado pelo SEBRAE, e que tem como objetivo a implementação de políticas de desenvolvimento na cidade, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócio e facilitando o esforço de quem quer empreender.

Nesta quarta-feira, 01 de agosto, os membros do Comitê Gestor do Programa puderam conhecer a Casa do Empreendedor de Nova Friburgo. O projeto é referência para o empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro e serve como modelo para inúmeros municípios do país.

Segundo o Secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson ramalho, uma Casa do Empreendedor também está sendo planejada para Saquarema: “Estamos trabalhando para criar, o mais breve possível, a nossa Casa do Empreendedor. No local, daremos todo apoio à pessoa que quer se formalizar e montar o seu negócio, seja MEI, empresa de pequeno, médio ou grande porte. A cidade só tem a ganhar com esta nova ferramenta de desburocratização e empreendedorismo”.

Durante a visita técnica, outros casos de sucesso de cidades do interior do Estado foram abordados. A Secretária de Fazenda, Planejamento, Orçamento, Indústria e Comércio de Macuco, Eliane da Silva Ribeiro Pereira, palestrou sobre a importância do MEI como fornecedor do Município, os benefícios para a população e o incremento na economia local.

Outra palestra foi proferida pelo Secretário Municipal de Fazenda de Cantagalo, Jorge Braz Cardoso Ferreira, que mostrou os benefícios e a importância de empresas locais prestarem serviços e oferecerem produtos à gestão municipal. Em ambos os casos (Macuco e Cantagalo), os incentivos dos governos municipais aos micro e pequenos empreendedores surgiram após a participação no programa Cidades Empreendedoras.

Encerrando o ciclo de palestras, participaram o Secretário de Infraestrutura e Logística de Nova Friburgo, Angelo Jaquel, e o Subsecretário de Desenvolvimento Valter Thuller, também de Friburgo.

Após a visita ao município serrano, os servidores da Prefeitura de Saquarema, juntamente com os técnicos do SEBRAE-RJ Regional Lagos, darão prosseguimento à implantação da Casa do Empreendedor de Saquarema.

 

Casa do Empreendedor agilizará formalização de negócios

Com a criação da Casa do Empreendedor, abrir e formalizar uma empresa será algo simples e rápido em Saquarema.

No local, os interessados poderão regularizar sua situação cadastral, farão retiradas de alvarás e já sairão com o cadastramento completo para emissão de nota fiscal. No mesmo local, todo o processo necessário de documentação para os microempreendedores individuais (MEI) será agilizado por meio do Programa Alvará On-Line.

A concessão do alvará on-line é resultado de um trabalho em conjunto das secretarias de Administração, Receita e Tributação, Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Saúde (Vigilância Sanitária) e Finanças, em parceria com o SEBRAE e a Junta Comercial. A abertura rápida de empresas consideradas de baixo risco (que não necessitam de prévia fiscalização) é uma das vantagens.

Além da abertura e regularização de empresas, a Casa do Empreendedor será um local onde os donos de negócios, fornecedores, agricultores familiares e demais empreendedores poderão participar de cursos e capacitações, visando diversificar a cultura empreendedora em Saquarema e acabando com o personalismo no atendimento ao cidadão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support