Nesta última terça-feira, 22, a Vigilância Sanitária Municipal de Saquarema retornou suas atividades neste ano, com ações de monitoramento e controle da qualidade dos alimentos expostos à venda nas principais redes de supermercados, estabelecimentos e fábricas alimentícias situadas no município. Na oportunidade, a Vigilância coletou 3 kg de farinha de trigo e 1,5l de azeite extravirgem em garrafa. Amostras de cada produto foram enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ para análises de microscopia, no caso da farinha, e físico-química e de rotulagem, com relação ao azeite.

O Programa Estadual de Monitoramento e Qualidade da Saúde Alimentar – PEMQSA está completando sete anos e tem fundamental importância na fiscalização ativa dos alimentos comercializados. Seu objetivo é fiscalizar e identificar os setores que necessitem de intervenção, em casos de detecção de irregularidades. Cabe destacar que, ao longo dos anos, o PEMQSA foi aperfeiçoado com a parceria do LACEN-RJ e das Vigilâncias Sanitárias e atualmente desempenha o monitoramento com o gerenciamento dos riscos encontrados.

No município de Saquarema, o programa PEMQSA realizou, no período de 2018 a 2021, diversas coletas de alimentos em todas as redes de supermercados, além de promover a fiscalização em outros setores desses estabelecimentos. As análises dos alimentos trazem informações fundamentais para a averiguação, pela autoridade sanitária, da qualidade e segurança do produto que está sendo consumido pela população. Os laudos de produtos que ofereçam risco à saúde do consumidor permitem que seja efetuado o recolhimento imediato desses produtos nos Estados, bem como subsidiar, com laudos e informações, a publicação de resoluções de recolhimento dos itens em todo o país e, ainda, adotar medidas corretivas junto aos processos produtivos e de distribuição.

Durante a vigência do PEMQSA, a Vigilância Sanitária Municipal coletou amostras como pimenta do reino moída embalada e a granel, ketchup, farinha de aveia, feijão in natura, leite integral UHT, biscoito doce, milho para pipoca, azeite de oliva extravirgem, água mineral natural, ovo in natura, leite em pó, café torrado e moído, sal grosso ou refinado, palmito em conserva e sucos integrais, entre outros produtos alimentícios. Dentre estes alimentos, destacaram-se o azeite de oliva extravirgem, para a aferição da acidez (PEMQSA), e o sal grosso, para a checagem de iodação (Pró-Iodo), ambos analisados por método físico-químico e submetidos à avaliação de rotulagem das embalagens.

Alguns produtos desta natureza obtiveram laudos de análises insatisfatórios e, portanto, foram considerados impróprios para o consumo humano. A constatação destas irregularidades gerou ações sanitárias como notificações, editais de notificação, interdições cautelares e o recolhimento de prateleira e apreensão dos produtos em depósito.

A Vigilância Sanitária de Saquarema informa que a seleção da amostragem de alimentos é realizada de acordo com as viabilidades para coleta da amostra e para análise laboratorial, disponibilidade no comércio local, consumo da população, histórico de frequentes irregularidades e maior risco sanitário. Preferencialmente, o foco é voltado para alimentos produzidos nos municípios e no Estado do Rio de Janeiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support