A Prefeitura de Saquarema realizou nesta terça-feira, 16, uma ação de coleta e monitoramento de alimentos comercializados em estabelecimentos do município. A fiscalização ocorreu em atendimento ao Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Alimentos (PEMQSA).

Durante o procedimento, executado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, foram coletadas amostras de azeite de oliva extravirgem e feijão comercializados no município. Os produtos foram enviados para análises laboratoriais que podem ou não indicar irregularidades. Estão ainda programadas, para os próximos meses, novas coletas de azeite, sal, leite em pó e pimenta do reino moída.

Segurança alimentar

Os alimentos são escolhidos para análise de acordo com seu elevado potencial de consumo pela população e a frequência de comercialização pelos estabelecimentos. As amostras serão encaminhadas ao Laboratório Central Noel Nutels – LACEN/RJ, acondicionadas em sacos-lacres, identificadas e acompanhadas de um formulário denominado Termo de Colheita de Amostras, para realização de testes. Além da coleta de alimentos, a vigilância sanitária também promoveu uma ação de inspeção sanitária nas dependências dos estabelecimentos visitados.

O Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Alimentos vem sendo a base para o controle da qualidade dos alimentos comercializados no Estado do Rio de Janeiro. Além de ser importante instrumento para o planejamento e estruturação das ações de vigilância sanitária, o programa visa também a segurança alimentar, controlando e fiscalizando diversos produtos expostos ao consumo.

Para denúncias e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, no e-mail: visasaquarema@hotmail.com.