A Prefeitura de Saquarema, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, realizou nesta terça-feira, 15, uma ação de coleta e monitoramento de alimentos comercializados em estabelecimentos do município. A fiscalização ocorreu em atendimento ao Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Alimentos (PEMQSA) e ao Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos (C-QUALI).

Durante dia, foram coletadas amostras de leite UHT e feijão comercializados no município e enviados para análises laboratoriais que podem ou não indicar irregularidades. Nas próximas etapas, serão coletadas amostras de molho de tomate, azeite, sal, farinha de aveia, leite condensado, ovo in natura e água mineral.

“Os alimentos coletados no comércio varejista são escolhidos com base no elevado consumo pela população e disponibilidade no comércio local. As amostras serão encaminhadas ao Laboratório Central Noel Nutels – LACEN/RJ, acondicionadas em sacos-lacres, identificadas e acompanhadas de um formulário denominado Termo de Colheita de Amostras para realização de testes”, informou o Coordenador de Vigilância Sanitária, Cristiano Bravo.

Além da coleta de alimentos, a vigilância sanitária também promoveu o ação de inspeção sanitária nas dependências dos estabelecimentos visitados.

O Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Alimentos vem sendo a base para o monitoramento da qualidade dos alimentos comercializados no Estado do Rio de Janeiro. Além de ser importante instrumento para o planejamento e estruturação das ações de vigilância sanitária, o programa visa também o controle e a fiscalização de diversos produtos expostos ao consumo.

Para denúncias e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, no e-mail: visasaquarema@hotmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support