Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste ano, a campanha terá uma organização respeitando as medidas preventivas da Pandemia do COVID-19 para evitar aglomerações.

Todos os idosos serão vacinados no segundo grupo prioritário, diferente de anos anteriores. A medida foi adotada pela Secretaria de Estado de Saúde para respeitar os prazos entre as doses da vacina do Covid-19 e a da Influenza.

Um dos motivos para a mudança na vacinação dos idosos foi a campanha de imunização contra o Covid. O Ministério da Saúde determinou que os idosos sejam vacinados após respeitar um prazo de 14 dias após a segunda dose da Coronavac ou a primeira dose da vacina Astrazenica/Oxford.

Para este ano, o público-alvo da campanha foi dividido da em grupos da seguinte forma:

No período de 19/04 a 10/05, a vacinação contra gripe será realizada em crianças de 6 meses a menores 6 anos;  Gestantes; Puérperas; Povos Indígenas e Trabalhadores de Saúde;

No período de 11/05 a 08/06, a vacinação será realizada para os idosos com 60 anos ou mais, além de professores.

A terceira fase da Campanha será entre os dias 09/06 e 09/07. Neste período, serão vacinadas as pessoas com comorbidades e deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; adolescentes  e jovens sob medida socioeducativa, detentos e funcionários do sistema prisional.

“Estamos realizando duas campanhas de vacinação simultaneamente e o nosso efetivo da Saúde está todo empenhado para imunizar o maior número possível de saquaremenses. É muito importante que a população esteja atenta aos comunicados oficiais que a Prefeitura emite no site e nas redes sociais”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

“Os públicos prioritários devem ficar atentos. Quem tomou a vacina do Covid também deve tomar a da Gripe, já que uma vacina não deixa a pessoa imunizada para a outra doença”, completou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Teixeira Oliveira.

É importante alertar à população que NÃO serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. 

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria  com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support