A cidade de Saquarema, selecionada pelo Governo Federal em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para o programa “Investe Turismo”, continua recebendo capacitação por meio de reuniões com consultores do SEBRAE. Nessa última quarta-feira (31/07), representantes do trade turístico e cultural do município, servidores e técnicos da Prefeitura de Saquarema participaram de palestras sobre o SICONV, do Governo Federal.

O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), é uma ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de Recursos Federais para Órgãos Públicos e Privados sem fins lucrativos. A compreensão do Sistema se faz necessária, já que é através do SICONV que projetos podem ser aprovados de forma mais rápida e eficaz.

“Receber esta capacitação no SICONV é muito importante para nós. Tanto o poder público quanto iniciativa privada precisam apresentar projetos concisos, viáveis e muito bem estruturados, para que possam ser aprovados pelo Governo Federal. Tenho certeza de que estas capacitações nos ajudarão a desenvolver o turismo em Saquarema”, afirmou o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

A reunião, que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, foi mediada pelos consultores do SEBRAE. Nela, foram apresentadas ofertas, demandas e potenciais projetos para o fomento do turismo na cidade.

O programa “Investe Turismo” segue até dezembro de 2019 com diversas capacitações. A iniciativa não tem custo para o município. Das onze cidades contempladas no Estado do Rio, quatro são na Região dos Lagos. Algumas das medidas propostas pelo programa são a ampliação de movimentos criativos em espaços públicos, maior cobertura digital e material informativo sobre empreendimentos. A iniciativa visa a ampliação das ações turísticas no Brasil, melhorias nos serviços, atendimento e marketing, traçando estratégias para fomentar a economia local e nacional, gerando emprego e renda.