A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Saúde, enviou técnicos de laboratório do município para participar de uma palestra com o tema “Oficina de Monitoramento da Rede de Laboratórios de Tuberculose” nesta quarta-feira (25/09), no Laboratório Central Noel Nutels, Centro do Rio de Janeiro. A palestra foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Durante a ocasião, diversos temas foram abordados. Dentre eles, o Teste Rápido Molecular (TRM), no diagnóstico da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro e a Prática de Biossegurança no Laboratório de Tuberculose foram assuntos bastante explorados durante as palestras.

A tuberculose é uma doença que é conhecida por afetar o mundo inteiro. A enfermidade é causada pelo popularmente conhecido bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode também acometer outros órgãos, como os rins, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, ovários e gânglios. As bactérias que causam a tuberculose são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, mas pode ser parcialmente evitada com vacina.

Desta forma, a conscientização e capacitação em relação à tuberculose é fundamental, visto que a doença é infecciosa e contagiável.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support