Entre os dias 27 a 29 de outubro, a   Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, realizou a Semana Municipal da Educação.  Durante o evento, foram apresentados apresentar projetos e amostras pedagógicas inovadoras elaboradas pelos professores da rede municipal de ensino.

Através da Gratificação de Incentivo ao Desempenho da Escola (GIDE), os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, com cinco projetos premiados.  O processo de escolha dos teve como base os critérios descritos em edital próprio para este fim.

Os profissionais das escolas envolvidas nos projetos vencedores foram contemplados com uma premiação em dinheiro. A equipe de educadores que conquistaram o 1° lugar receberam, como prêmio, cinco vezes o valor sobre o vencimento inicial da carreira. Já para o segundo lugar, o prêmio foi o valor de quatro vezes o vencimento inicial da carreira.  Os projetos que ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares, foram premiados com três vezes, duas vezes e uma vez, respectivamente, o valor sobre o vencimento inicial.

Confira os vencedores da 1ª Mostra Pedagógica de práticas pedagógicas inovadoras,

1º lugar – Casa Creche Elisabete Alves da Silva

Projeto:  Brincando e Letrando: Crianças e Finanças… Preparando um Futuro com Segurança.

Autores do Projeto: Carla Nemir Saraiva, Denise da Silva Remigio, Elizete dos Santos Silva, Glenda Aguiar de Avellar Gomes, Michele Pinheiro da Silva, Tainá de Paula Azedias Bastos, Tayná Aguiar Pereira e Vânia Moraes de Castro Montovani.

2º lugar – Escola Municipal Ismênia de Barros Barroso

Projeto:  Startup Jovem Ismênia

Autores do Projeto:  Alexandre Carlos Costa de Souza, Edna da Silva Moreira, José Augusto da Silva Costa, Luciano da Silva Lopes, Ludson Neves de Azara , Nadielly dos Santos Dantas Coelho, Rafael de Figueiredo Oliveira, Ricardo Augusto Gonçalves, Victoria de Sousa Carvalho e Wálace da Silva Belisário Fernandes.

3º lugar – Escola Municipalizada Paulo Luiz Barroso Oliveira.

Projeto: Cantando e Encantando com as Mãos

Autores do Projeto:  Ana Paula do Nascimento Martins Corrêa Ferreira, Cilene Maria Gaspar Martins Pereira, Edineia dos Santos Moraes, Lorena Assis Emídio.

4º lugar: Escola Municipal João Machado da Cunha

Projeto: Letraverso- Letrando Através do Metaverso

Autores do Projeto: Andrea Oliveira da Silva, Douglas do Nascimento de Souza, Gabriela Nascimento de Souza, Isadora Cortines Ferreira, Jéssica da Silva Santos, Roseli Barreto Marins, Stefânie dos Santos Almeida.

5º lugar: Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos de Magalhães

Projeto: A Leitura é um elo entre o Fazer e o Compreender

Autores do Projeto:  Vivianne Vianna Mejolario Nunes, Acácia Ribeiro Ciambarella, Eliane de Souza Freitas, Andréia Oliveira da Silva e Emmirce Coutinho Costa.