A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, participou de reunião com a Diretoria Geral da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz – ETEH/FAETEC, em Bacaxá, nesta quarta-feira (11/03). No encontro, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro, apresentou a proposta de selar uma parceria com a FAETEC para promover cursos de capacitação do trade turístico, que beneficiarão e impactarão positivamente o fomento do turismo local e a economia geral da cidade.

A sugestão apresentada à Diretora Geral da unidade, Cecília Ribeiro Voietta, é a criação de cursos básicos em hotelaria, subdivididos em cursos de camareira, garçom, recepcionista e gestão, além do curso de técnico em guia de turismo regional. A intenção da equipe técnica da Secretaria e da Diretoria da FAETEC é que o curso seja oferecido de forma sequencial, onde o aluno poderá se dedicar a mais de uma formação concomitantemente.

Para os alunos que optarem pelo curso de guia de turismo regional, haverá ainda, a possibilidade de uma especialização sobre a cidade de Saquarema e os demais municípios da Costa do Sol. O objetivo é garantir um maior conhecimento histórico, cultural, ambiental e social da cidade e da região, onde poderão atuar no futuro.

Para Rafael Castro, a criação desses cursos será de grande importância para a cidade: “É essencial que a nossa população esteja preparada para atender as necessidades do setor e os turistas que voltarão a visitar Saquarema, neste período pós-pandemia. Essa é mais uma forma de incentivar o desenvolvimento econômico do nosso município”, finaliza Rafael.