Para marcar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação educativa no Polo Industrial de Sampaio Corrêa, 3° distrito da cidade. Durante o dia, as equipes realizaram teste rápidos para hepatites virais, HIV e Sífilis, vacinação contra a Gripe, Febre Amarela, Tétano, DT e Hepatite B

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos no Brasil e um trabalhador morre a cada três horas. De 2012 até este mês de abril, foram registrados no país 4,7 milhões de acidentes, dos quais quase 800 mil ocorreram em 2018. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes de trabalho.

Na conscientização realizada em Saquarema pelo Programa de Saúde do Trabalhador, em parceria com o Programa Municipal de Imunização, Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites e o CEREST (Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador), as equipes promoveram 332 testes rápidos, além de 53 vacinações para DT, 38 para Hepatite B, 19 para Febre Amarela e 24 contra a Gripe.

Durante o ano, outras ações semelhantes serão realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com foco na educação e prevenção de doenças.