Quem tem cachorros, gato, cavalos ou outros animais sempre ficam de olho na questão do carrapato. Animais de muita resistência, eles podem ser levados pelo vento e pela água, e conseguem se esconder em até 10 cm dentro da terra. Além disso, escalam paredes e ficam até 2 anos sem comer.

Hoje, há mais de 800 espécies de carrapatos. Todas elas formadas por indivíduos hematófagos obrigatórios, ou seja, que dependem de sangue para sobreviver. É esse hábito alimentar que faz dos carrapatos seres tão perigosos. Isso porque quando eles sugam o sangue do animal, também transmitem vírus, bactérias ou protozoários.

Doença transmitida de animais para pessoas, a Febre Maculosa apresenta quadro clínico inicial comum a outras infecções, incluindo febre, dor de cabeça ou no corpo e mal-estar. Em meio a epidemias, quando todos os olhos estão voltados para agravos de grande circulação, como dengue ou Covid-19, essa zoonose é frequentemente esquecida no momento do diagnóstico dos pacientes, o que leva a atrasos na sua identificação, aumentando o risco de quadros graves e morte.

 

Cuidados em geral

Por possuir extensa área rural, com grande parte da população morando em áreas de interior e tendo contato com animais, a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema lançou uma campanha para orientar moradores sobre a importância de pequenos cuidados para evitar o contágio da Febre Maculosa. Pequenas ações podem tornar a vida do homem e da mulher do campo mais segura. Por isso, é importante adotar alguns cuidados de prevenção contra a doença, como:

● Fazer uso de botas, calças e blusas de manga comprida, quando estiver em áreas gramadas e arborizadas. É indicado que as roupas tenham cor clara, para facilitar a visualização das larvas e carrapatos adultos.

● Evite caminhar por locais em que a vegetação ou grama esteja alta;

● Usar repelentes contra insetos: hoje já é possível encontrar no mercado opções contra carrapato também;

● Depois de 3 horas de exposição em áreas de risco, verifique se você ou o animal possuem carrapato, pois nesse período, a bactéria causadora da Febre Maculosa já pode ter sido transmitida;

● Utilizar uma pinça para remover o carrapato, tomando o devido cuidado para não apertar ou esmagar;

● Lavar o local afetado com água e sabão ou álcool;

● Finalizado esse processo, a roupa deve ser retirada e colocada para lavar em água fervente.

Lembrando ainda que, o quanto antes os carrapatos forem removidos, menores as chances de uma pessoa contrair a Febre Maculosa.

 

Sintomas da Febre Maculosa

Em tempos de pandemia do Coronavírus, é importante saber os sintomas mais comuns da Febre Maculosa. Febre alta e súbita; Cefaleia; Hiperemia conjuntival; Dor muscular e articular; Mal-estar; Dores abdominais; Vômito; Diarreia; Exantema. Em caso de sintomas, o morador deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser examinado.

 

Atenção aos animais

Além do cuidado com o próprio corpo, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a higienização com os animais de pequeno e grande porte. Cães, gatos, cavalos, bois e capivaras são os principais hospedeiros dos carrapatos, mas não são os únicos.

Aves e répteis também podem ser hospedeiros de carrapatos, por exemplo. E, para a maioria deles, o ser humano serve de hospedeiro acidental, o que acaba pondo em risco também a sua saúde. Cerca de 95% da população de larvas e ninfas do carrapato transmissor (carrapato-estrela) costumam estar livres no ambiente.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support