Servidores da Prefeitura de Saquarema, técnicos, secretários municipais, além de representantes de produtores rurais e do setor de comércio, participaram de um Workshop de Lideranças, no Teatro Mário Lago. Eles assistiram a uma palestra e puderam trocar experiências com o consultor Júlio Lêdo, especialista em desenvolvimento territorial.

O evento faz parte das ações que vêm ocorrendo no município como parte do Programa Cidades Empreendedoras, promovido pelo Sebrae Rio junto à Prefeitura.

Júlio destacou a importância da liderança compartilhada, exercida de forma participativa, em que todos trabalham em rede, de maneira integrada, cumprindo sua parte e se apoiando mutuamente. Diferente do conceito tradicional centralizado, esse tipo de liderança ouve a todos sem pré-julgamentos e promove as trocas de saberes em favor de melhores resultados.

“Ficar trabalhando cada um em sua divisória, tentando encontrar uma solução de forma isolada, sem se comunicar o outro, não é eficaz. A gente precisa quebrar esses ‘muros’ e construir pontes em seu lugar.”

O Programa Cidades Empreendedoras busca institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Ao final do programa, após a implementação de todas as diretrizes planejadas, o município de Saquarema terá políticas que valorizarão o empreendedorismo, gerando emprego e renda para a população.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support