A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar na próxima segunda-feira, 17, a vacinação de crianças contra o Coronavírus. Por conta da pequena quantidade de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde ao município, os postos estarão operando em uma escala especialmente montada para a vacinação infantil.

O calendário seguirá uma faixa etária por semana. Desta forma, do dia 17 ao dia 21, todas as crianças de 11 anos poderão receber a primeira dose da vacina. As crianças de 10 anos serão vacinadas entre os dias 24 e 28 de janeiro (ver calendário completo ao final do texto). ATENÇÃO: será cobrada a apresentação de comprovante de residência.

As crianças de 05 a 11 anos que possuírem alguma comorbidade terão prioridade na vacinação, podendo ser vacinadas já nos primeiros dias, sem precisar esperar o calendário por idade. Para isso, basta apresentar laudo médico que comprove a doença.

São consideradas comorbidade as seguintes enfermidades: Diabetes Mellitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Estágios 1, 2 e 3, Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensa, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, Doença Renal Crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, Obesidade Mórbida, Síndrome de Down e Cirrose Hepática.

 

Locais de vacinação

Nos dias de vacinação infantil, alguns postos de saúde não atenderão aos casos de Síndrome Gripal, nem realizarão testes SWAB de antígeno e não farão a aplicação de vacina para maiores de 12 anos. É importante ressaltar que essa medida é necessária para evitar aglomerações nas unidades de saúde, bem como evitar a exposição das crianças aos pacientes com sintomas de coronavírus.

Os locais de vacinação infantil contra o coronavírus funcionarão nos seguintes locais, sempre das 09 às 15 horas:

Segunda-feira: ESF Água Branca, ESF Bonsucesso, ESF Sampaio Corrêa e Associação de Surf;

Terça-feira: ESF Barreira, ESF Rio d’Areia, ESF Mombaça;

Quarta-feira: ESF Vilatur, CAMIS e UBS Bacaxá;

Quinta-feira: ESF Barra Nova, ESF Rio Seco e PU de Jaconé;

Sexta-feira: ESF Rio Mole, ESF Palmital e ESF Bicuíba.

Fora dos dias de vacinação infantil contra o coronavírus, os postos de Estratégia de Saúde da Família funcionarão normalmente para testagens de SWAB e atendimentos de síndromes gripais.

 

Calendário de Vacinação para as Crianças

A vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação em crianças é a do laboratório Pfizer. Contudo, ela não é a mesma utilizada pelos adultos. O imunizante possui algumas diferenças necessárias para a aplicação infantil.

A distribuição das doses (que são importadas) ainda está no início em todo o país. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um calendário para vacinar as crianças sem o risco de suspensão da campanha por falta de doses. Veja, abaixo, o calendário montado:

De 17/01 a 21/01: crianças de 11 anos;

De 24/01 a 28/01: crianças de 10 anos;

De 31/01 a 04/02: crianças de 9 anos:

De 07/02 a 11/02: crianças de 8 anos;

De 14/02 a 18/02: crianças de 7 anos;

De 21/02 a 25/02: crianças de 6 e 5 anos.

Caso o Ministério da Saúde realize uma entrega maior de doses, o calendário poderá ser antecipado. Isso vindo a ocorrer, a população será informada por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support