Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Municipal, realizou nos meses de Outubro e Novembro a Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo, 15.565 animais foram imunizados em todo o município.

Do número total, 12.459 cães foram vacinados. Os demais, 3.106, eram gatos de estimação. O quantitativo representa 246,08% de cobertura vacinal, o que indica que Saquarema ultrapassou a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar, que com o aumento da população felina, o gato passou a ser um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar cães e gatos.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 4 meses de idade e deve ser aplicada na região lombar através da via subcutânea. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico.

Em Saquarema, a Campanha de Vacinação Antirrábica mobilizou mais de duzentos profissionais e voluntários que atuaram em todos os postos de imunização espalhados na cidade. Com o término da campanha, as vacinas estão disponíveis na Clínica Animal, na sede da Secretaria de Agricultura, no Horto Municipal, em Sampaio Corrêa.